Banca de QUALIFICAÇÃO: LAUDSON SILVA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAUDSON SILVA DE SOUZA
DATA: 25/06/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões do Dimap
TÍTULO:

MEstiAM: Um Modelo de Estimativa para Desenvolvimento de Aplicações Móveis


PALAVRAS-CHAVES:

Engenharia de Software, Qualidade de Software, Estimativa de Software, Revisão Sistemática, Aplicações Móveis, Computação Móvel.


PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

A ascensão do uso de tecnologias móveis no mundo, como smartphones e tablets, conectados a redes móveis, vem mudando velhos hábitos e criando novas maneiras da sociedade acessar informações e interagir com sistemas computacionais. Dessa forma, os sistemas de informação tradicionais estão passando por um processo de adequação a esse novo contexto computacional. Entretanto, é importante destacar que as características desse novo contexto são diferentes. Nele existem novos recursos e consequentemente novas possibilidades assim como restrições não existentes antes. Enfim, os sistemas desenvolvidos para esse ambiente possuem requisitos e características diferentes dos sistemas de informação tradicionais. Por este motivo, existe a necessidade de reavaliar o conhecimento atual sobre os processos de planejamento e construção para o desenvolvimento de sistemas neste novo ambiente. Uma área, em particular, que demanda tal adequação é a de estimativa de software. Os processos de estimativa, de uma maneira geral, se baseiam nas características dos sistemas, tentando quantificar a complexidade de implementá-los. Diante disto, o objetivo principal desse trabalho é apresentar uma proposta de modelo de estimativa para desenvolvimento de aplicações móveis. Ao longo do trabalho analisamos os métodos de estimativas existentes, identificamos características específicas de sistemas para dispositivos móveis e finalmente será proposta uma adaptação para esta área de um método de estimativa já existente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1802737 - GIBEON SOARES DE AQUINO JUNIOR
Interno - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Externo ao Programa - 1961108 - FERNANDO MARQUES FIGUEIRA FILHO
Notícia cadastrada em: 18/06/2014 10:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao