Banca de DEFESA: JOSÉ NIVALDO FONSECA JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ NIVALDO FONSECA JÚNIOR
DATA : 31/08/2016
HORA: 17:00
LOCAL: Sala P, DEART
TÍTULO:

PUBLICARTE: SISTEMA REPOSITÓRIO PARA COMERCIALIZAÇÃO DE OBRAS DE ARTES PLÁSTICAS VIA DISPOSITIVOS MÓVEIS


PALAVRAS-CHAVES:

Arte. Celular com tela de toque. Interação.


PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Desenho Industrial
RESUMO:

Enveredamos por um caminho sem volta. Mais e mais estamos envoltos e 
dominados pelos dispositivos tecnológicos eletrônicos e digitais. A imersão no 
mundo destes aparatos acontece à revelia, independente de nossas vontades ou 
mesmo consciência de seu uso. Num cenário moderno específico, objeto desta 
pesquisa, vivenciamos uma interação digital sem precedentes com os aparelhos de 
telefonia móvel. Sua experiência junto à Internet torna ai nda mais dominante essa 
relação que os dispositivos exercem sobre o usuário. A necessidade de checar 
mensagens, fazer e postar fotos, atualizar redes sociais, estar conectado o tempo 
todo vem se tornando um processo de interação quase escravo. Contudo, 
enxergamos também, várias contribuições positivas neste mesmo cenário. A 
combinação celular-Internet promoveu uma interação nunca antes vista nos registros 
históricos da humanidade e a copresença já não é mais necessária para as pessoas 
interagirem. Aproveitando esta ruptura espaço-tempo causada por essa 
combinação, vislumbramos a solução para um problema identificado na Galeria de 
Artes do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN: ao passo que cresce o número de 
artistas interessados em expor suas obras ao público, diminuem os espaços 
destinados a esta finalidade. Pensando nisso, nos propusemos explorar o mundo da 
Internet e aplicativos para celulares, com a finalidade de criar um suporte que 
permita ao artista divulgar seu trabalho, aproximando-o do público. O presente 
trabalho foi desenvolvido em 4 etapas: Etapa 1. Aplicação de questionários online
com artistas plásticos que participaram do 6º Ateliê a Céu Aberto, evento realizado 
anualmente pelo campus; Etapa 2. Realização de grupo focal com alunos do curso 
técnico integrado em Multimídia e artistas. Dentro do grupo foi aplicada a técnica de 
storyboard com prototipagem em papel para o desenvolvimento do aplicativo; Etapa 
3. Criação do leiaute e prototipagem digital do aplicativo com base nas informações 
colhidas dentro do grupo de foco e nos referenciais teóricos; Etapa 4. Realização de 
avaliação cooperativa do protótipo digital, feita por especialistas... Como resultados, 
constatamos que...


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2145145 - HELENA RUGAI BASTOS
Externo à Instituição - LAIS KARLA DA SILVA BARRETO - UnP
Presidente - 1674328 - MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
Notícia cadastrada em: 17/08/2016 17:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao