Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE AURELIANO DE SOUZA FILHO

DATA : 05/10/2017
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DJALMA MARINHO

Projeto arquitetônico, centro de convivência, integração.

O Centro de Convivência Djalma Marinho (CCDM), edificação construída na década de 1980 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para servir como local para integração e desenvolvimento de atividades discentes, passados mais de 30 anos, testemunha a transformação do seu espaço para um finalidade distinta da sua concepção original. Ao invés de um lugar convidativo e favorável ao convívio, o que se encontra é basicamente um abrigo para facilidades cotidianas, representadas por serviços financeiros e de assistência, correios e alimentação, dentre outros. Porém, uma oportunidade para revisão dessa qualidade surgiu no âmbito acadêmico através do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente da UFRN (PPAPMA). Esse trabalho apresenta as premissas, procedimentos e resultados que compõem todo o processo percebido de desenvolvimento de um projeto de requalificação arquitetônica do CCDM que busca favorecer suas características enquanto lugar de encontro e integração da comunidade universitária. Seu escopo se encontra estruturado da seguinte forma: metodologia; definição do problema projetual; gerador primário; elaboração; e anteprojeto. A metodologia apresenta uma abordagem adaptada ao desenvolvimento específico de projetos, uma estrutura para organização o pensamento para produção e registro das atividades. Na definição do problema projetual, são relacionados todas as restrições que foram associados à definição do problema projetual. Em gerador primário são apresentadas as operações e esforços realizados na busca da identificação da ideia central do projeto. Na elaboração é apresentada a evolução da ideia inicial até sua formalização final, que por fim é apresentada, na parte seguinte com o registro da documentação gráfica e dos aportes textuais descritivo e justificativo da proposta. Um capítulo final apresentará uma reflexão sobre o produto alcançado, bem como acerca do processo de desenvolvimento do trabalho.

Presidente - 350255 - EDJA BEZERRA FARIA TRIGUEIRO
Externo à Instituição - FREDERICO ROSA BORGES DE HOLANDA - UnB