Banca de DEFESA: ANA CLAUDIA GONDIM FILGUEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLAUDIA GONDIM FILGUEIRA
DATA: 28/04/2014
HORA: 10:00
LOCAL: Mini-auditório do PPGAU
TÍTULO:

Proposta Arquitetônica para o Centro de Treinamento dos servidores do IFRN com base nos fatores de desempenho energético.


PALAVRAS-CHAVES:

PALAVRAS CHAVE: Projetação arquitetônica, Centro de treinamento de servidores, Redução do consumo energético, Fatores de desempenho energético, São Gonçalo do Amarante – RN.


PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

 

RESUMO: Ao longo dos últimos anos, devido ao processo de expansão de suas atividades, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), apresentou a necessidade da contratação de servidores para a Instituição. Esse processo de expansão do IFRN, política do Governo Federal, juntamente com o aumento de recursos humanos, demandou a construção de um local adequado no município de São Gonçalo do Amarante-RN, para o treinamento e qualificação e como forma de capacitação de seus servidores.  Paralelamente a isso, é grande a preocupação demonstrada pelo Governo Federal no sentido de que suas obras sejam sustentáveis. Este trabalho trata dessa questão, ao desenvolver a concepção arquitetônica de um prédio público com ênfase na redução do consumo energético, através do estudo dos fatores de desempenho energético tais quais definidos por Carneiro (1988) e adaptados por esta autora. Sabe-se que as edificações residenciais, comerciais e públicas representam hoje cerca de 45% do consumo energético no Brasil. Diante disso, há que se considerar a redução desse consumo na edificação, e o papel dos profissionais, especialmente arquitetos, nessa questão. A participação mais efetiva nesse sentido no campo da arquitetura acontece na fase de projetação. Contudo, a solução arquitetônica aqui proposta vai além dos fatores de desempenho citados, uma vez que envolve outras questões, como a definição do conceito, do partido arquitetônico e a solução espacial propriamente dita. Nesse sentido, o projeto do Centro de Treinamento dos Servidores do IFRN (CTSIFRN), se torna particularmente adequado como objeto de estudo no Mestrado Profissional do PPGAU/UFRN, que se propõe a produzir pesquisas direcionadas à arquitetura, ao projeto e ao meio ambiente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1454154 - ALDOMAR PEDRINI
Externo à Instituição - MARCIO COTRIM CUNHA - UFPB
Presidente - 1149450 - RUBENILSON BRAZAO TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 19/03/2014 11:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao