Banca de DEFESA: MANOEL IVANY DE QUEIROZ JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANOEL IVANY DE QUEIROZ JUNIOR
DATA: 27/05/2013
HORA: 10:30
LOCAL: Auditório do NUPPRAR
TÍTULO:

Avaliação da adição de Nanosílica e silicato de sódio em pastas de cimento para poços de petróleo com baixo gradiente de fratura.


PALAVRAS-CHAVES:

Cimentação de poços de petróleo. Pasta leve. Estendedor. Silicato de sódio. Nanosílica.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO:

A cimentação de poços de petróleo é uma das etapas mais criticas durante a fase de perfuração de um poço, pois problemas durante a operação de bombeio da pasta e um preenchimento incompleto do espaço anular, entre o revestimento e a parede do poço, podem causar a perda do mesmo. Portanto, a pasta adotada na cimentação primária de um poço de petróleo deve ser calculada adequadamente para que sejam evitados estes problemas durante seu bombeamento. Atualmente, a diversidade dos materiais empregados na confecção de pastas para cimentação de poços de petróleo tem permitido a produção de misturas que atendam às condições de cada poço a ser cimentado, possibilitando o combate aos problemas encontrados no campo. Desta forma, neste trabalho foram utilizadas pastas com silicato de sódio e nanosílica em concentrações variadas, com a finalidade de se comparar a eficiência dos dois estendedores, como também, se estimar a melhor concentração experimental de cada um deles; além de se verificar através das propriedades das pastas, obtidas a partir dos ensaios, se é possível a aplicação desses aditivos nas pastas de cimentos para o campo, sem trazer prejuízos secundários, como por exemplo, aumento significativo da viscosidade, o que pode resultar no incremento da pressão de bombeio em operações de recimentação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349770 - DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
Interno - 1300987 - CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
Externo ao Programa - 1804366 - JULIO CEZAR DE OLIVEIRA FREITAS
Externo à Instituição - FLÁVIA DE MEDEIROS AQUINO - UFPB
Notícia cadastrada em: 22/05/2013 10:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao