Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO SOCORRO BRAGA FONTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO SOCORRO BRAGA FONTES
DATA: 19/04/2013
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do NUPPRAR (2º andar).
TÍTULO:

Materiais Mesoporosos tipo Ti-MCM-41 como catalisador no processo de pirólise do capim elefante. Estudo Cinético.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras chave: Ti-MCM-41, Pirólise catalítica, Capim Elefante.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO:

 

Nos últimos anos as pesquisas na área de energia renovável, com ênfase em biomassa tem impulsionado o desenvolvimento de novos materiais com propriedades catalíticas para transformar essa biomassa em bio-óleo, seja por motivos ambientais(conversão de biomassa em produtos energéticos com menores impactos ambientais) ou econômicos (alternativas aos combustíveis fósseis), exigindo um maior conhecimento dos parâmetros cinéticos envolvidos nas reações de termoconversão para o melhor controle dos produtos obtidos.

O uso de materiais com propriedades catalíticas, combinadas ao processo de pirólise rápida é uma alternativa para a produção direta de combustíveis e de compostos com maior valor agregado, pois, além de elevar o rendimento e qualidade do bio-óleo produzido, permite manipular a seletividade para um produto de interesse e, portanto, permite um maior controle sobre as características do produto final.

Neste trabalho, foi desenvolvimento um material mesoporoso, o qual foi usado como o catalisador na pirólise da biomassa do capim elefante. Essa pirólise foi realizada em um micro pirolisador, Py-5200, acoplado ao GC/MS. Os materiais mesoporosos (catalisadores) foram sintetizados e caracterizados por difração de raios-X, espectroscopia na região do infravermelho, medidas de área específica pelo método BET e análise termogravimétrica, para posterior aplicação no processo de pirólise. Os modelos  cinética propostos por Flynn-Wall foram usados para determinar a conversão e a energia de ativação aparente envolvidas na pirólise térmica e catalítica do capim elefante com a finalidade de se  verificar sua a utilização no processo  catalítico e avaliar sua atividade no processo da pirólise. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349770 - DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
Interno - 1308577 - SIBELE BERENICE CASTELLA PERGHER
Externo ao Programa - 2302898 - ELEDIR VITOR SOBRINHO
Externo à Instituição - RENATA MARTINS BRAGA - UFRN
Notícia cadastrada em: 05/04/2013 08:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao