Banca de DEFESA: ERICA NATASCHE DE MEDEIROS GURGEL PINTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ERICA NATASCHE DE MEDEIROS GURGEL PINTO

DATA: 01/06/2011

LOCAL: Auditório do NUPRAR

Pastas geopoliméricas com adição de resíduo cerâmico para cimentação de poços de petróleo

geopolímero, rejeito cerâmico e cimentação de poços de petróleo

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

Geopolímeros resultam da condensação polimérica de aluminossilicatos e silicatos alcalinos originando estruturas poliméricas tridimensionais. São produzidos de uma maneira distinta daquela do cimento Portland, onde é feita uma solução ativadora que será misturada ao precurssor geopolimérico. Dentre os trabalhos estudados alguns permitiram-nos concluir que as pastas preparadas com metacaulim como precurssor  apresentaram melhor desempenho de suas propriedades. Vários estudos apresentam a adição de resíduos argilosos como forma de redução do custo final e melhoria das propriedades da pasta. Com base nisso, o objetivo do trabalho é estudar a influência da adição de rejeito cerâmico em pastas geopoliméricas. Para o desenvolvimento do estudo foram realizados testes de reologia, filtrado, tempo de espessamento, resistência à compressão, água livre, peso específico e permeabilidade, de acordo com o American Pretoleum Institute (API). Os resultados encontrados para todas as formulações demonstram que as pastas estudadas apresentam resistência mecânica elevada para uma pasta leve; volume de filtrado baixo; ausência de água livre; permeabilidade muito baixa; pasta fluída, coerente com uma pasta leve; e tempo de espessamento baixo, que pode ser corrigido com a utilização de um retardador de pega. Para caracterização morfológica, microestrutural, físico-química, química e térmica, foram realizados testes de DRX, MEV, DTA, TG, FT-IR. No ensaio de DRX, verificou-se que o geopolímero é um material amorfo, com um pico cristalino de caulinita. Nos testes de TG/DTA, foi observado a presença de um evento significativo, que representa a perda de massa referente a água, sendo observado também a redução da perda de massa com o aumento da concentração de rejeito cerâmico. No ensaio de MEV, encontrou-se uma matriz uniforme, sem a presença de outras fases. No ensaio de FT-IR, observou-se a presença da banda referente a água. A partir de todos os resultados foi possível determinar que a faixa de concentração ótima de uso é entre 2,5 e 5 % de rejeito cerâmico.

Presidente - 349770 - DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
Externo ao Programa - 1804366 - JULIO CEZAR DE OLIVEIRA FREITAS