Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO SINEDINO MACHADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDUARDO SINEDINO MACHADO
DATA : 28/11/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Remota
TÍTULO:

Nova rota de síntese da resina poli (dialil ftalato) e sua possível aplicação como revestimento para dutos da indústria petrolífera.


PALAVRAS-CHAVES:

Síntese, Resina Poli (Dialil Ftalato), Degradação, Revestimento, Dutos.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Os combustíveis e biocombustíveis têm grande importância no setor de transportes de qualquer país, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico. Porém, seu transporte que é feito majoritariamente por dutos, acaba sofrendo muito com o processo de corrosão causado pelos combustíveis presentes no seu interior. O objetivo desse trabalho foi desenvolver uma nova rota de síntese para a resina poli (dialil ftalato), detalhando toda a metodologia necessária para a síntese dela, que tem excelentes propriedades anticorrosivas, para o utilizar como revestimento nesses dutos, aumentando assim a sua vida útil e evitando paradas no transporte desses materiais devido a vazamentos causados por corrosão. Nessa dissertação essa resina foi caracterizada pelo processo de microscopia eletrônica de varredura (MEV), fazendo assim uma análise morfológica desse material antes e depois do contato com o etanol, gasolina e biocombustível. Já para o ensaio de corrosividade o material foi submetido ao processo de Salt-Spray (Névoa Salina) e pela névoa de biodiesel. Os resultados obtidos mostraram que a poli (dialil ftalato) protegeu o aço do caráter corrosivo do biodiesel e sua morfologia não foi muito afetada pelo contato prolongado com o etanol, gasolina e o biodiesel.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1298936 - ANTONIO EDUARDO MARTINELLI
Interna - 1755267 - MARIA CAROLINA BURGOS COSTA DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - ARMANDO MONTE MENDES - UFRN
Notícia cadastrada em: 16/11/2022 13:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao