Efeito do envelhecimento acelerado em compósitos utilizados para recuperação de dutos na indústria petrolífera
Compósitos, fibra de vidro, resina epóxi, oleodutos, reparo, envelhecimento acelerado.
Oleodutos são estruturas utilizadas em larga escala na indústria petrolífera para o transporte de fluidos, e estes, por sua vez, são corrosivos e provocam danos no duto. Além da corrosão, podem existir falhas de projeto de instalação, ou fabricação. Devido aos defeitos, desgaste de oleodutos e ao elevado custo para a implementação de uma dutovia, o reparo com material compósito reforçado com fibras de vidro se torna uma alternativa viável, pois esses materiais apresentam elevada resistência química, possuem excelente desempenho térmico e mecânico. Entretanto, estudos sobre o efeito do envelhecimento desses reparos ainda são necessários para uma maior confiabilidade do seu uso na indústria petrolífera. Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar o efeito do envelhecimento acelerado em compósito utilizado no reparo de dutos, quando submetido a condições de envelhecimento acelerado em dois tipos de ambientes: ambiente com água salina e ambiente com radiação ultravioleta e umidade, por dois, quatro e seis meses. Os ensaios realizados para avaliar o material foram: variação de massa, microscopia eletrônica de varredura (MEV), análise dinâmico-mecânica (DMA), espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), ensaio de permeabilidade, lap shear. Os resultados mostraram que os corpos de prova envelhecidos em água salina apresentaram ganho de massa, enquanto os envelhecidos com radiação UV e umidade apresentaram perda de massa. Na espectroscopia FTIR, foi visto que o material apresentou modificações químicas para as condições de envelhecimento estudadas. Imagens de MEV sugerem que alterações aconteceram no material envelhecido, com aparecimento de trincas, descolamento fibra-matriz e exposição das fibras. Para o DMA, foi visto que a temperatura de transição vítrea aumentou em ambos os envelhecimentos, quando comparada ao valor encontrado para o material não-envelhecido. No ensaio de permeabilidade foi observado que as amostras envelhecidas foram mais permeáveis ao fluxo de gás quando comparadas às não-envelhecidas. Por fim, no ensaio de lap shear, a resistência ao cisalhamento reduziu com o envelhecimento acelerado para ambos ambientes.