Banca de DEFESA: JULIANA ELIONARA BEZERRA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA ELIONARA BEZERRA COSTA
DATA : 18/12/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do NUPPRAR (2º Andar)
TÍTULO:

ZEÓLITAS HZSM-5 SINTETIZADAS A PARTIR DE FONTES ALTERNATIVAS DE SÍLICA E ALUMÍNIO PARA DESOXIGENAÇÃO DOS PRODUTOS DA PIRÓLISE DA FIBRA DO COCO.


PALAVRAS-CHAVES:

Fibra de coco, HZSM-5, pirólise, Resíduos sólidos


PÁGINAS: 104
RESUMO:

Alguns resíduos, provenientes das mais variadas atividades, podem ser reaproveitados, diminuindo o efeito dos impactos ambientais ocasionados pela má disposição dos mesmos no meio ambiente. Os resíduos classificados com biomassa lignocelulósica, podem ser convertidos em produtos químicos e combustíveis a partir da pirólise rápida convencional, gerando como produto principal o bio-óleo com características diretamente ligadas as características da biomassa de origem que podem ser melhoradas a partir do uso de catalisadores. Neste trabalho foram sintetizados catalisadores do tipo ZSM-5 e HZSM-5, utilizando resíduos de pó de granito, pó de vidro, diatomita e cinza da casca do arroz como fontes alternativas e também um catalisador utilizando fonte convencional de Sílica e Alumínio. O objetivo da síntese desses materiais é utilizá-los como catalisador na pirólise da fibra do coco visando à obtenção de produtos com maior valor agregado, reduzindo a produção de compostos oxigenados. A biomassa utilizada foi caracterizada por análise imediata, densidade, análise elementar, teor de celulose, hemicelulose e lignina, Poder calorífico, TG/DTG, DRX, FT-IR e FRX a fim de analisar o potencial energético da mesma. Os precursores de Sílica e Alumínio foram submetidos a análises de FRX, DRX, e os catalisadores foram caracterizados por TG/DTG, DRX, FT-IR, MEV e BET. Nos resultados de pirólise convencional da fibra do coco observou a grande produção de produtos oxigenados, a maior parte deles fenóis e nos resultados das pirólise catalítica foi possível observar a diminuição desses produtos, provando a eficiência dos catalisadores utilizados.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CINTIA DE CASTRO COSTA - UFRN
Externo à Instituição - JOANA MARIA DE FARIAS BARROS - UFPB
Presidente - 6347420 - MARCUS ANTONIO DE FREITAS MELO
Externo à Instituição - RAIMUNDO CRISOSTOMO RABELO NETO - INT
Externo ao Programa - 1979301 - RENATA MARTINS BRAGA
Notícia cadastrada em: 04/12/2017 14:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao