Banca de DEFESA: RÓGERSON RODRIGUES FREIRE RAMOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RÓGERSON RODRIGUES FREIRE RAMOS
DATA : 02/02/2017
LOCAL: Sala de Aula PPGCEM

PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ESTRUTURAS TUBULARES BIORREABSORVÍVEIS POR FIAÇÃO POR SOPRO EM SOLUÇÃO

polímeros biorreabsorvíveis, estrutura tubular, fiação por sopro em solução (SBS)

Estruturas produzidas a partir de polímeros biorreabsorvíveis têm despertado grande interesse pelo seu grande potencial para aplicações médicas. Neste trabalho, foi desenvolvido um processo de produção de estruturas tubulares micro e nanofibrosas por fiação por sopro em solução (SBS), utilizando uma matriz de ejeção multibicos e um sistema de coleta baseado em um coletor cônico rotatório. O processo inclui ainda uma etapa de extração e tratamento térmico pós-fiação em estufa. Túbulos de poli(D,L ácido lático) (PDLLA) foram produzidos e os efeitos de parâmetros de coleta e de tratamento térmico sobre suas características mecânicas e morfológicas foram avaliados em função da cristalinidade por DSC e DXR, diâmetro e morfologia das fibras por MEV, hidrofobicidade por ângulo de contato e propriedades mecânicas como módulo de elasticidade, tensão e deformação na ruptura por ensaio de tração. As análises por DSC indicaram um aumento na cristalinidade das fibras com o aumento do tempo e temperatura de tratamento térmico e as imagens de MEV indicaram que o diâmetro médio das fibras tende a reduzir no início da cristalização. Os ensaios de molhabilidade indicaram que a energia de superfície do material não sofre alterações significativas em função do grau de cristalinidade. Os resultados dos ensaios de tração demostraram que o grau de cristalinidade das fibras é determinante para o desempenho mecânico das mantas que formam a parede das estruturas tubulares e que o tratamento térmico eleva o módulo de elasticidade e reduz a deformação na ruptura. Os túbulos submetidos aos níveis intermediários de tratamento térmico (85 °C por 3,5 min) apresentaram desempenho mecânico similar ao de amostras tratadas nos maiores níveis (115 °C por 6,5 min) e as propriedades mecânicas de tração foram comparáveis as de veias safena de um homem adulto. As análises da influência das variáveis de coleta nas propriedades mecânicas dos túbulos indicaram que o aumento da pressão do fluxo de ar que leva as fibras ao coletor e a redução do diâmetro do bastão extrator elevam o módulo de elasticidade e a resistência a tração e não afetam o percentual de deformação na ruptura. A velocidade angular do coletor cônico não interferiu no comportamento mecânico dos túbulos.

Presidente - 1202134 - JOSE DANIEL DINIZ MELO
Interno - 2042234 - ANA PAULA CYSNE BARBOSA