Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANOELA PEREIRA DE MATTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMANOELA PEREIRA DE MATTOS
DATA : 22/12/2016
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Aula PPGCEM
TÍTULO:

Brasagem a Alta Temperatura dos Aços Inoxidáveis Lean Duplex UNS S32101 e UNS S2304 e Duplex UNS S2205 com Diferentes Fitas Amorfas a Base de Níquel.


PALAVRAS-CHAVES:

 Brasagem a alta temperatura, Fitas amorfas a base de Ni, Aço inoxidável duplex, Aço inoxidável lean duplex, Intermetálicos.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Aços inoxidáveis duplex vem sendo amplamente utilizados nas mais diversas aplicações, entre elas substituir o uso de diferentes tipos de aços inoxidáveis austeníticos e ferríticos nas indústrias químicas, petroquímicas e alimentícias. Esses aços são caracterizados pela microestrutura bifásica composta de ferrita e austenita, em proporções similares, apresentando excelente combinação de propriedades mecânicas e resistência a corrosão. Para a fabricação de componentes com geometrias complexas com este tipo de aço os métodos mais indicados são os processos de brasagem a alta temperatura e soldagem por difusão no estado sólido, em detrimento dos métodos convencionais de união. Neste contexto este trabalho descreve os resultados preliminares de testes que visam qualificar o processo de brasagem para os diferentes tipos de aços inoxidáveis estudados. Como metais de base foram utilizadas placas dos aços inoxidáveis lean duplex UNS S32101 e UNS S32304 e duplex UNS S32205 e como metais de adição, fitas amorfas a base de níquel com diferentes quantidades de elementos como Cr, Fe e em especial os metaloides Si, B, P e C. O processo de brasagem foi realizado em alto vácuo (10-4 mbar), utilizando temperaturas de 1020, 1100 e 1160°C por tempos de 30 minutos e 1 hora. A caracterização das juntas brasadas quanto à integridade microestrutural dos aços, presença de fases intermetálicas na zona de fusão e na interface metal base/metal de adição foi realizada por microscopia óptica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia de energia dispersiva (EDS), difração de raios-X (DR-X) e microdureza Vickers. A análise dos resultados permite recomendar o melhor metal de adição a ser utilizado com os diferentes tipos de aços inoxidáveis duplex, bem como definir os melhores parâmetros de brasagem a serem empregados.

 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2156996 - AUGUSTO JOSE DE ALMEIDA BUSCHINELLI
Interno - 1350249 - RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - WANDERSON SANTANA DA SILVA - UFSC
Notícia cadastrada em: 05/12/2016 09:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao