Banca de DEFESA: MARIA ALICE PIMENTEL FUSCELLA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ALICE PIMENTEL FUSCELLA
DATA: 19/04/2013
LOCAL: CONSEC - CCS

FORMAÇÃO EM ODONTOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE AS CLÍNICAS INTEGRADAS EM CURSOS DO BRASIL

Educação em odontologia, curriculum, clínica odontológica

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

A formação superior está passando por mudanças no sentido de formar profissionais com perfil mais adequado às necessidades da população e do mercado de trabalho. Diante disso, analisamos o formato de oferta da clínica integrada em cursos de Odontologia do Brasil, na perspectiva de auxiliar e estimular processos de reformas curriculares que visem à formação do cirurgião-dentista com perfil generalista. Para isso utilizamos um questionário eletrônico com questões relacionadas à organização pedagógica do curso e da clínica integrada, aplicado a coordenadores de curso. Participaram do estudo 67 escolas de Odontologia (41,6%). Observamos que as reformas curriculares estão levando a mudanças nas clínicas integradas, relacionadas principalmente (85%) a ampliação da carga horária e oferta em diversos períodos do curso, tornando-se um importante espaço para a formação profissional generalista. Os resultados mostraram que a organização dessas clínicas vem se dando por níveis de complexidade de procedimentos odontológicos na maioria das escolas (90%); e a interdisciplinaridade em atividades junto a outros cursos (38%), bem como a diversificação das metodologias de ensino aprendizagem (58%) são desafios buscados no processo de mudança. Ocorrem avanços na integração ensino e serviço em 83% dos cursos, no entanto com as atividades sendo desenvolvidas, majoritariamente, dentro das clínicas da própria escola (51%), através de convênio com o serviço público. Avanços ocorrem também na supervisão docente, com a inserção de professores qualificados em clínicas odontológicas que orientam a maior parte dos procedimentos odontológicos (57%). Desse modo, o processo de mudança nas clínicas integradas deve ser estimulado e intensificado, pois caso contrário poderá comprometer a formação profissional do cirurgião dentista generalista.

Externo ao Programa - 2149485 - ANTONIO MEDEIROS JUNIOR
Externo à Instituição - CLAUDIA TAVARES MACHADO - UnP
Presidente - 1149531 - IRIS DO CEU CLARA COSTA
Externo ao Programa - 1214923 - LUIZ ROBERTO AUGUSTO NORO