Banca de DEFESA: CARLOS RAMON DO NASCIMENTO BRITO

DISCENTE: CARLOS RAMON DO NASCIMENTO BRITO
DATA: 01/08/2011
LOCAL: Sala de Reuniões do CONSEC-CCS

SOROEPIDEMIOLOGIA DA INFECÇÃO PELO Trypanosoma cruzi NA ZONA RURAL DO SEMIÁRIDO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL

Trypanosoma cruzi; Doença de Chagas; Soroprevalência; Mesorregiões endêmicas; Rio Grande do Norte

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Introdução: A ausência de dados recentes sobre a infecção pelo Trypanosoma cruzi na área endêmica do estado do Rio Grande do Norte motivou a realização de um inquérito soroepidemiológico amostral em moradores da zona rural da mesorregião oeste e do município de Caicó, na mesorregião central. Métodos: Dezesseis municípios foram sorteados, 15 da mesorregião oeste e um da central, com população estimada em 83.852 indivíduos. Foram coletadas 1.950 amostras de sangue na mesorregião oeste e 390 em Caicó. A pesquisa de anticorpos anti-T. cruzi foi realizada usando os kits Chagatest® ELISA, Chagatest® HAI-hemaglutinação indireta, e a reação de imunofluorescência indireta. Nos soros com resultados indeterminados foi realizado o western blot TESAcruzi® para confirmação da reatividade. Resultados: A estimativa da soroprevalência revelou 6,5% para a mesorregião oeste e 3,3% em Caicó. A soropositividade eleva-se progressivamente com a idade até a quinta década de vida em Caicó e a sexta década na mesorregião oeste. As prevalências mais elevadas foram encontradas em grupos de municípios localizados na área central e geograficamente próximos dessa mesorregião. Apenas o grau de escolaridade e o conhecimento do triatomíneo evidenciaram associação à soropositividade. Não foram identificados indivíduos sororreativos com idade inferior a 18 anos e não houve evidência de associação quanto ao gênero. Conclusões: A infecção pelo T. cruzi persiste mais elevada e concentrada em municípios da área central do oeste, mas sugerem o declínio da transmissão vetorial nessa mesorregião e em Caicó. As variáveis epidemiológicas parecem não exercer influência na soropositividade, à exceção da escolaridade e conhecimento do triatomíneo nos sororreativos da mesorregião oeste.

Presidente - 031.985.294-68 - LÚCIA MARIA DA CUNHA GALVÃO - CNPq
Externo ao Programa - 1752367 - PAULO MARCOS DA MATTA GUEDES