Banca de DEFESA: MARCIA DE OLIVEIRA PEREIRA - (Retificação)

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MARCIA DE OLIVEIRA PEREIRA

DATA: 31/08/2010

HORA: 08:30

LOCAL: CONSEC - CCS

TÍTULO:

AVALIAÇÃO DE EFEITOS BIOLÓGICOS DE ANTIINFLAMATÓRIOS DERIVADOS DO ÁCIDO PROPIÔNICO ATRAVÉS DE MODELOS EXPERIMENTAIS EM NÍVEL MOLECULAR E CELULAR.


PALAVRAS-CHAVES:

antinflamatórios; constituintes sanguíneos; tecnécio-99m; cloreto estanoso; Escherichia coli; DNA.


PÁGINAS: 80

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas

ÁREA: Biofísica

RESUMO:

Os derivados do acido propiônico são antiinflamatórios não esteroidais inibidores irreversíveis da enzima cicloxigenase amplamente utilizados. O objetivo deste trabalho foi avaliar, através de diferentes modelos experimentais, efeitos biológicos de derivados do ácido propiônico (fenoprofeno, naproxeno, ibuprofeno e cetoprofeno) em nível celular e molecular. A marcação de constituintes sanguíneos com tecnécio–99m (99mTc)  e  a análise morfológica de hemácias de sangue de ratos Wistar, bem como, o crescimento, sobrevivência de culturas de Escherichia coli (E. coli) e a avaliação do perfil eletroforético plasmídios bacterianos, foram modelos experimentais utilizados para avaliação de possíveis efeitos biológicos dos antiinflamatórios. Os resultados obtidos demonstram que, de modo geral, os antiinflamatórios avaliados não foram capazes de alterar a marcação de constituintes sanguíneos com 99mTc, a morfologia de hemácias de sangue de ratos Wistar, assim como, o crescimento de culturas de E. coli e o perfil eletroforético de plasmídios. Entretanto, o naproxeno parece apresentar efeito citotóxico em culturas bacterianas, efeito genotóxico em plasmídios e diminuição da ação do cloreto estanoso em culturas de E. coli. A utilização de modelos experimentais de rápida realização e baixo custo se mostrou importante para avaliação de efeitos biológicos, contribuindo para uma melhor compreensão das propriedades dos derivados do ácido propiônico estudados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338.109.907-87 - MARIO BERNARDO FILHO
Externo ao Programa - 3328273 - IRAMI ARAUJO FILHO
Externo à Instituição - PATRICIA FROES MEYER - UnP
Notícia cadastrada em: 31/08/2010 08:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao