Banca de QUALIFICAÇÃO: JÚLIO ABREU MIRANDA

DISCENTE : JÚLIO ABREU MIRANDA
DATA : 08/07/2022
LOCAL: DEFESA REMOTA - https://meet.google.com/nyv-ezog-igu

DESENVOLVIMENTO DE NANOEMULSÃO FOTOPROTETORA À BASE DE ÓLEO DE LINHAÇA (LINUM USITATISSIMUM L.) E DE FILTROS ULTRAVIOLETA AVOBENZONA E TRIS-BIPHENYL TRIAZINE (NANO)

Radiação solar; fotoproteção; óleo de linhaça; nanoemulsão; avobenzona; tris-biphenyl triazine (nano).

A radiação solar causa severos danos a pele, como fotoenvelhecimento ou mesmo câncer. Diante disso, faz-se necessário o uso de fotoprotetores para se obter proteção contra esses danos. No entanto, os produtos comumente encontrados no mercado possuem desvantagens quanto a elevadas concentrações de filtros, podendo aumentar os efeitos indesejáveis ao usuário. Adicionalmente, tais filtros não são completamente eficazes contra a radiação, sendo necessária a suplementação de produtos que contenham atividade antioxidante. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi desenvolver uma nanoemulsão fotoprotetora à base de óleo de linhaça e filtros ultravioleta avobenzona e tris-biphenyl triazine (nano), a fim de obter uma formulação com baixa concentração de filtros e uma proteção solar de amplo espectro. Para tanto, um diagrama de fases foi construído para determinar a composição da nanoemulsão de estudo. Foram adicionados filtros ultravioletas na nanoemulsão escolhida, a qual foi caracterizada e avaliada quanto a estabilidade. As formulações NELO, NEAVO, NETBPT e NEUVMIX apresentaram tamanho de gotícula igual a 160,1, 160,3, 129,0 e 132,5, índice de polidispersão de 0,38, 0,39, 0,23 e 0,23, e potencial zeta de -17,30, -18,92, -25,09 e -23,99, respectivamente, e permaneceram estáveis durante o estudo. A associação dos filtros com o óleo de linhaça aumentou 40 % do fator de proteção solar da formulação (FPS) NEUVMIX, que apresentou FPS igual a 21, indicando sinergismo positivo entre este óleo e os filtros. Em conclusão, a nanoemulsão de óleo de linhaça com filtros ultravioleta apresentou resultados desejáveis para o desenvolvimento de formulações fotoprotetoras.

Interno - 1639820 - ARNOBIO ANTONIO DA SILVA JUNIOR
Interno - 1178187 - ERYVALDO SOCRATES TABOSA DO EGITO