Banca de QUALIFICAÇÃO: ALMARIA MARIZ BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALMARIA MARIZ BATISTA
DATA : 04/08/2021
LOCAL: DEFESA REMOTA - meet.google.com/tfh-dvry-whs

VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO QUALIPRESC PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

qualidade do cuidado de saúde. segurança do paciente. prescrição de medicamentos. estudo de validação.

INTRODUÇÃO: Eventos adversos relacionados a prescrição de medicamentos é o principal problema de segurança do paciente na atenção primária à saúde, mas há uma lacuna de instrumentos validados para avaliação da qualidade da prescrição de medicamentos sob aspectos técnico-estruturais. OBJETIVO: Desenvolver e validar o instrumento QualiPresc para avaliar a qualidade da prescrição de medicamentos na atenção primária, acompanhado de recurso para autoinstrução. METODOLOGIA: Estudo de validação conduzido em contexto brasileiro com seis etapas: 1) Construção do modelo conceitual baseado em literatura relevante; 2) Desenvolvimento do protótipo do QualiPresc; 3) Análise de validade de cada indicador (relevância e adequação); 4) Análise de confiabilidade via concordância intra e inter avaliador de cada indicador; 5) Análise de utilidade de cada indicador; 6) Construção e análise de confiabilidade de um indicador composto ponderado baseado nos scores de efetividade e segurança de cada indicador. RESULTADOS: O protótipo incluiu 29 indicadores, mas apenas 13 foram aprovados para validade, confiabilidade e utilidade. 12 indicadores foram excluídos por validade (índice de validade <90%) e 4 por não serem úteis no contexto de estudo. Três indicadores compostos ponderados foram testados, mas apenas um foi aprovado por confiabilidade e utilidade. O instrumento validado contem 13 indicadores e 1 indicador composto ponderado. CONCLUSÃO: Este estudo demonstra validade, confiabilidade e utilidade do QualiPresc para avaliação de aspectos técnico-estruturais da prescrição de medicamentos no contexto da atenção primária. Educadores, gestores e profissionais de saúde podem acessá-lo de forma on line e gratuita para avaliar performance e prover feedback tanto a futuros prescritores quanto a profissionais prescritores de medicamentos.

Presidente - 3926907 - DYEGO LEANDRO BEZERRA DE SOUZA
Externa à Instituição - HEIKO THEREZA SANTANA
Externa à Instituição - SILVANA NAIR LEITE
Notícia cadastrada em: 23/07/2021 17:46