Banca de DEFESA: JEANE FRANCO PIRES MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JEANE FRANCO PIRES MEDEIROS
DATA : 11/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: DEFESA REMOTA - https://meet.google.com/ctx-vdhu-qzo
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA D NA EXPRESSÃO GÊNICA E APTIDÃO FÍSICA EM GÊMEOS


PALAVRAS-CHAVES:

Colecalciferol; Receptores de Vitamina D; Composição Corporal; Aptidão Cardiorrespiratória; Força Muscular; Ensaio clinico.


PÁGINAS: 29
RESUMO:

A presença do receptor de vitamina D em várias células e tecidos humanos relacionando a vitamina D com diversos processos fisiológicos não esqueléticos vem gerando interesse em pesquisas que ajudem a entender melhor esta relação. Além disso, a suplementação profilática com este nutriente vem crescendo a cada dia, em todas as faixas etárias. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da suplementação com vitamina D3 sobre a expressão gênica do VDR, composição corporal, aptidão cardiorespiratória e força muscular em adultos saudáveis. Foi um estudo realizado em gêmeos monozigóticos adultos, do tipo ensaio clínico de intervenção, longitudinal, randomizado dividido em dois grupos: grupo controle (sem tratamento) e grupo suplementado (com suplementação individual diária de 2000 UI/dia de vitamina D3 durante 60 dias). Foram realizados analises bioquímicas, análises de composição corporal por meio da Absorciometria de feixe duplo, análise da aptidão cardiorrespiratória em Ergoespirômetro Cortex, avaliação da força muscular pelo teste de preensão manual e força escapular e realizado a expressão gênica por PCR em tempo real. A análise estatística foi realizada no software estatístico IBM SPSS versão 20.0 para Windows. Nossos resultados mostraram que houve um aumento significativo dos níveis séricos de vitamina D no grupo suplementado em comparação aqueles que não usaram o suplemento (65% de aumento), assim como a expressão do gene VDR (p = 0,001). Observamos melhorias nos parâmetros da aptidão física, com redução de gordura corporal e aumento do VO2máx após a suplementação. Assim, concluímos que o aumento dos níveis séricos de vitamina D acima de 30 ng/mL podem trazer benefícios à saúde da população. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2087759 - ANDRE DUCATI LUCHESSI
Interno - 2626634 - PAULO MOREIRA SILVA DANTAS
Externa ao Programa - 2306763 - KARINE CAVALCANTI MAURICIO DE SENA EVANGELISTA
Externa à Instituição - MARIA DA CONCEICAO RODRIGUES GONCALVES
Externo à Instituição - RAUL HERNANDES BORTOLIN - USP
Notícia cadastrada em: 04/12/2020 15:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao