Banca de DEFESA: CIJARA LEONICE DE FREITAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CIJARA LEONICE DE FREITAS
DATA : 25/11/2020
HORA: 11:00
LOCAL: DEFESA REMOTA - https://meet.google.com/fka-ihwa-czg
TÍTULO:

INCIDÊNCIA E CAUSAS DO NEAR MISS MATERNO: ESTUDO DE BASE POPULACIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

Mortalidade materna, near-miss materno, incidência, morbidade materna grave


PÁGINAS: 17
RESUMO:

Introdução:

Todos os dias, em todo o mundo, mulheres morrem de causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto. Assim, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece como near miss materno (MNM) casos de mulheres que sobreviveram a complicações graves durante a gravidez ou até 42 dias após o parto e recomenda que sejam identificados e estudados, por considerar que se trata de casos precursores da mortalidade materna. Este estudo teve como objetivo estimar a incidência e os fatores associados ao near miss materno

Métodos: foi realizado um estudo de base populacional em uma maternidade de referência para atendimento obstétrico e neonatal de alta complexidade a mulheres atendidas exclusivamente pelo serviço público de saúde. Os dados foram coletados de todas as gestantes em trabalho de parto que deram à luz ou em trabalho de parto que deram à luz ou tiveram complicações no prazo de 42 dias após o parto, que deram entrada na Maternidade. A comparação entre as variáveis sócio-demográficas e relacionadas à saúde para casos de near miss materno (MNM) e Complicações Maternas Graves (SMC) foi realizada com qui-quadrado de Pearson (X2) para categorias categóricas e teste de Mann-Whitney para contínuas ou sócio-demográficas e relacionados à saúde.

Resultados: um total de 729 mulheres foram identificadas como um caso de Quase-Miss Maternal (MNM) e 2011 teve Complicações Maternas Graves (SMC). Assim, a população total foi composta por 2.740 casos. A incidência de near miss materno de 185,07 casos por 1000 nascidos vivos e uma incidência entre gestações de alto risco em pesquisas de 26,67% (IC 95%: 24,8 - 28,4).

Conclusões: oligidrâmnio e baixo número de consultas de pré-natal foram condições associadas ao desenvolvimento do near miss materno.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1199080 - ANA KATHERINE DA SILVEIRA GONCALVES DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 2149416 - MARIA DA CONCEICAO DE MESQUITA CORNETTA
Externa à Instituição - PATRICIA FROES MEYER - UnP
Notícia cadastrada em: 20/11/2020 12:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao