Banca de DEFESA: MIGUEL ADELINO DA SILVA FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIGUEL ADELINO DA SILVA FILHO
DATA : 19/05/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reuniões do CONSEC
TÍTULO:

Estudo físico-químico, farmacotoxicológico e modelagem pkpd para desenvolvimento de uma nova formulação micelar de anfotericina B.


PALAVRAS-CHAVES:

Anfotericina B, Superagregados, Nanotecnologia, modelagem PK/PD


PÁGINAS: 121
RESUMO:

A incidência de infecções fúngicas sistêmicas vem crescendo no mundo todo. Além disso, o aparecimento de cepas resistentes está aumentando nos últimos anos. A busca por novas estratégias terapêuticas é de suma importância para o controle desse quadro epidemiológico. O desenvolvimento de novas formulações é um processo lento e dispendioso. O objetivo desse projeto foi desenvolver estudos físico-químicos, de toxicidades, atividade e farmacométricos objetivando subsidiar com informações técnico-científicas o desenvolvimento de uma nova formulação farmacêutica de anfotericina B (AmB), os superagregados (AmB-H). Os estudos físico-químicos demonstraram que os superagregados atuam como reservatório das formas monoméricas de AmB. Quando a concentração diminui, os superagregados se dissolvem liberando a forma monomérica. Os estudos de toxicidade demonstraram que os agregados de AmB-H são significativamente menos tóxicos que os da AmB em sistema micelar (AmB-D) em ensaios com hemácias. A avaliação de atividade AmB-H apresentou resultados similares aos da AmB-D em ensaios com C. albicans e C. parapsiloses. O estudo de avaliação do processo de liofilização de AmB-H, em todas as etapas críticas do processo, exibiu que não há nenhuma modificação com relação as propriedades físico-químicas, de toxicidade e atividade o que torna uma excelente estratégia de formulação para este novo sistema. Por fim, a modelagem PKPD da AmB-D e AmB-H forneceu importantes dados farmacológicos quantitativos que servirão de suporte para simulações de tratamento de candidíase sistêmica tanto em estudos clínicos como na prática médica. Portanto, todo o projeto apresenta um perfil inovador e multidisciplinar para, juntamente com outros dados da literatura, fornecer subsídio científico sólido para dar início aos estudos clínicos e finalmente o desenvolvimento de uma nova formulação farmacêutica de AmB.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 346138 - ALDO DA CUNHA MEDEIROS
Externo à Instituição - ANSELMO GOMES DE OLIVEIRA - UNESP
Externo à Instituição - ELQUIO ELEAMEN OLIVEIRA - UEPB
Presidente - 1178187 - ERYVALDO SOCRATES TABOSA DO EGITO
Externo à Instituição - FRANCELINE REYNAUD - UFRJ
Notícia cadastrada em: 16/05/2017 12:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao