Banca de DEFESA: OSWALDO GOMES CORREA NEGRAO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OSWALDO GOMES CORREA NEGRAO
DATA: 10/09/2015
HORA: 08:00
LOCAL: Departamento de Saúde Coletiva
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO  MÓVEL DE URGENCIA ÀS VÍTIMAS DE VIOLENCIA EM NATAL, BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Urgência e emergência, atenção pré-hospitalar, prevenção de acidentes, violência


PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

Os acidentes e violências estão entre as principais causas de mortalidade e morbidade da população jovem, em todo o mundo, em especial nos países em desenvolvimento e trazem grande demanda aos serviços de saúde.

OBJETIVOS. O objetivo deste trabalho é avaliar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), considerando os seguintes aspectos: examinar a viabilidade de construção de um modelo avaliativo do SAMU, no município de Natal.  Identificar avanços e desafios da atenção pré-hospitalar às vítimas de acidentes e violências a partir de três perspectivas distintas: a dos gestores, a dos profissionais e a das vítimas, usuárias do serviço.

MÉTODOS: Trata-se de um estudo qualitativo do tipo estudo de caso, na perspectiva de Yin. A primeira etapa foi constituída por um estudo de avaliabilidade do SAMU. Para a coleta de dados utilizou-se a análise documental e entrevistas do tipo semi-estruturadas, com informantes-chave. Para a validação dos indicadores optou-se pela utilização da Técnica de Consenso Delphi. A população do estudo foi constituída por gestores/chefias, trabalhadores e usuários do SAMU. As entrevistas foram semiestruturadas, no grupo dos usuários foram entrevistados 49 sujeitos e no grupo de profissionais foram 21 sujeitos, além de 3 gestores.        

As entrevistas foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas através da ultilização do software ALCESTE® que fez a análise lexical quantitativa e a análise hierárquica descendente. Também foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. As coletas ocorram entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015.

RESULTADOS. O programa foi descrito e foram elaborados o modelo lógico e a matriz de relevância dos indicadores caracterizando os elementos estruturantes do mesmo, ocorreu a definição de indicadores de estrutura e de processo, além das perguntas avaliativas. O corpus foi categorizado em quatro classes: desafios da regulação e encaminhamento das vítimas, desafio de políticas educacionais, protocolos e fragilidades dos registros e educação permanente.

CONCLUSÕES. O SAMU na atenção às vítimas de acidentes e violências é avaliável. Algumas limitações na operacionalização de vários dos componentes elencados foram detectadas como: a ausência de mecanismos de mobilização social, ações pontuais de promoção em saúde e a utilização incipiente de indicadores de saúde produzidos pelo próprio serviço e, por fim a ausência de mecanismos de controle social. A disponibilidade observada tanto na gestão municipal, quanto na equipe de profissionais que compõe o serviço, contribuíram com o desenvolvimento do estudo. A população na sua grande maioria relatou grande satisfação pelo atendimento recebido, elogiaram a atenção, o acolhimento e a atitude profissional das equipes. Quanto às dificuldades, alguns usuários relataram angústia e sofrimento na espera pelo resgate e desconforto no deslocamento pelo calor no interior dos veículos. Os profissionais mostraram-se comprometidos e satisfeitos apontando avanços na existência de equipes completas, equipamentos e infraestrutura adequados. Apresentam como desafios: a necessidade de políticas educacionais voltadas à prevenção de acidentes e violência, implantação de protocolos clínicos, fortalecimento da regulação e articulação com a rede hospitalar e valorização e fixação dos recursos humanos. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 347772 - NILMA DIAS LEAO COSTA
Externo à Instituição - PAULO GERMANO DE FRIAS - IMIP
Externo ao Programa - 3578073 - RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS
Presidente - 1245215 - SEVERINA ALICE DA COSTA UCHOA
Externo à Instituição - SUZANA CARNEIRO DE AZEVEDO FERNANDES - UERN
Notícia cadastrada em: 09/09/2015 10:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao