Banca de DEFESA: GILKA PAIVA OLIVEIRA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILKA PAIVA OLIVEIRA COSTA
DATA: 27/09/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DA MATERNIDADE JANUARIO CICCO

CONTRACEPÇÃO PARA ADOLESCENTES DE ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA COMUNICAÇÃO, CONHECIMENTO, ATITUDES E PRÁTICAS

Comportamento Sexual. Adolescente. Atitudes. Contracepção. Gravidez na Adolescência.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
SUBÁREA: Saúde Materno-Infantil

Trata-se de um estudo exploratório que investigou comunicação, conhecimentos, atitudes e comportamento sexual dos adolescentes. Foi conduzido com estudantes do 7º ao 9º ano de escolaridade. Foram variáveis: comunicação, atitudes, conhecimentos sobre contracepção, sexo, idade e comportamento sexual. As análises foram realizadas pela frequência, testes de qui-quadrado, t de student e regressão logística. Dos 570 participantes, a maioria tinha14 a16 anos e apresentaram pouco conhecimento e atitudes desfavoráveis ou ambivalentes. Apenas 65% conversaram sobre contracepção e 21,4% eram iniciados sexualmente. Entre esses, 49,3% nunca usaram métodos contraceptivos (MC). Não houve diferença significativa no uso de MCs entre os que conversaram ou não sobre contracepção (p= 0.201). Os resultados apresentam uma maioria de adolescentes sexualmente ativos com menos de 15 anos, com conhecimento e atitudes desfavoráveis à contracepção e que nunca usou qualquer MC. Este estudo alerta que a comunicação sobre contracepção deve ser incentivada antes da iniciação sexual.

Presidente - 1149381 - ANA CRISTINA PINHEIRO FERNANDES DE ARAUJO
Externo à Instituição - ANTONIA OLIVEIRA SILVA - UFPB
Interno - 1149531 - IRIS DO CEU CLARA COSTA
Externo ao Programa - 1346630 - LARA DE MELO BARBOSA ANDRADE