Banca de QUALIFICAÇÃO: DERLI MACHADO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DERLI MACHADO DE OLIVEIRA
DATA: 30/01/2013
HORA: 14:00
LOCAL: CCHLA
TÍTULO:

ENTRE A FÉ, A OBRA SOCIAL E A PUBLICIDADE: uma análise crítica do discurso da responsabilidade social da Igreja Universal


PALAVRAS-CHAVES:

Análise Crítica do Discurso; Sistema de Avaliatividade; Responsabilidade social; Identidade organizacional


PÁGINAS: 169
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Situada na Linguística Aplicada (Pennycook, 1998; Moita Lopes, 2003, 2006, 2008, 2009), esta tese, que se inscreve em uma abordagem qualitativo-interpretativista de perspectiva analista critico, se debruça sobre o discurso da responsabilidade social e a forma como este é empregado na busca por legitimação e prestígio dentro do campo religioso neopentecostal brasileiro, mais especificamente da Igreja Universal do Reino de Deus. O objetivo desta pesquisa é analisar a construção dos discursos de valorização sobre as ações de responsabilidade social da instituição estudada e o papel dos recursos avaliativos na construção de sua identidade (ethos) de responsabilidade social através da mídia, do seu principal veículo de comunicação impresso, o Jornal Folha Universal. O corpus do trabalho é constituído por reportagens veiculadas neste jornal, nas quais são noticiadas as “ações de responsabilidade social” da igreja. O recorte temporal estabelecido ficou sobre as edições dos anos de 2010 a 2012. A pesquisa se baseou na Análise Crítica do Discurso (ACD), principalmente em Fairclough (2001, 2003, 2006), uma proposta que fornece ferramentas teórico-metodológicas para investigar a linguagem além das estruturas linguísticas, ou seja, o discurso, as práticas sociais nas quais ele ocorre e as estruturas sociais mais amplas. Uma preocupação central para a ACD tem sido com os efeitos causais dos textos, isto é, como os textos podem provocar mudanças nos conhecimentos, nas crenças, nas atitudes, nos valores, nas identidades e etc. das pessoas e instituições. Utilizamos como método analítico a teoria Appraisal System (Sistema de Avaliatividade) desenvolvida pelos linguistas Jim Martin e Peter White (2005), uma ramificação da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1994, 2004). Ao desenvolvermos a argumentação sobre a função social da religião nesta tese, servimo-nos de autores como Freston (1994), Oro (1997, 2003), Campos (1997), Mariano (1999), entre outros. A pesquisa também se orientou pelos trabalhos de Coelho (2007) sobre o jornalismo e a publicidade, de Giddens (1991, 2001) sobre a globalização e de Bauman (1998, 2008, 2010) e Bourdieu (1996, 2005) sobre a religião e a modernidade tardia. Utilizaremos também na pesquisa uma série de conceitos e categorias advindas do campo da comunicação e marketing sobre a responsabilidade social empresarial e o marketing social. Nesta área tomamos como referências as contribuições de Bueno (2003) e Sartoretto e Fossá (2003) que concebem a “responsabilidade social” como um exercício planejado de ações e estratégias de relacionamento entre uma organização e seus públicos de interesse que visa à sobrevivência da empresa. Foi importante também a abordagem de Zenone (2006), que destaca a relação entre ação social empresarial e o retorno financeiro, e ainda das reflexões de Bonotto e Peruzzolo (2003) que propõem uma relação indissociável entre a “responsabilidade social”, a “imagem/identidade” e a “competição”. Os resultados encontrados na análise das reportagens sinalizam que os traços semânticos de avaliatividade do tipo Afeto, subtipo in/felicidade e o Julgamento do tipo estima social, ambos subsistemas da Atitude; e a Atribuição, um dos subsistemas do Engajamento, foram as principais categorias encontradas e constituem elementos retóricos estruturadores do discurso da Igreja Universal no jornal Folha Universal constitutivos da sua imagem (ethos) de responsabilidade social . 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1228220 - CLEIDE EMILIA FAYE PEDROSA
Notícia cadastrada em: 15/01/2013 15:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao