Banca de DEFESA: EMANUELLE PEREIRA DE LIMA DINIZ

DISCENTE: EMANUELLE PEREIRA DE LIMA DINIZ
DATA: 16/03/2012
LOCAL: CCHLA - Auditório C

PROCESSOS COGNITIVOS QUE OPERAM NA CONSTRUÇÃO DA REFERÊNCIA: uma análise das produções textuais elaboradas na EaD/UFRN

Processos cognitivos; Construção de sentido; Referência; Educação a Distância.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
Sob os pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva contemporânea, mais especificamente, da Teoria da Integração Conceptual, analisamos os processos cognitivos que operam na construção da referência no texto. Para tanto, escolhemos como corpus as produções textuais escritas de graduandos da Secretaria de Educação a Distância/UFRN dispostas nas seções de respostas das atividades avaliativas presenciais e em atividades desenvolvidas no ambiente virtual moodle. Essas atividades e textos foram produzidos na disciplina de Leitura, Interpretação e Produção Textual, ministrada nos cursos de Química, Física, Matemática, Biologia e Geografia, que monitoramos durante o período de 2008.1 a 2010.1. Através das produções discursivas, ratificamos o pressuposto cognitivista de que as expressões relacionadas às referências indicadas funcionam como guias de sentido, pois no momento em que os alunos constroem uma compreensão a partir da leitura dos textos, eles ativam, acionam vários domínios de conhecimento. Desse modo, os processos cognitivos têm um papel fundamental na construção da referência, pois ela se estabelece por meio da interação entre práticas socioculturais, esquemas cognitivos, capacidades corporais e linguagem.

Presidente - 6350771 - MARCOS ANTONIO COSTA
Interno - 1675404 - PAULO HENRIQUE DUQUE