Banca de QUALIFICAÇÃO: MILTON GUILHERME RAMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILTON GUILHERME RAMOS
DATA: 05/09/2011
LOCAL: CCHLA

As Representações discursivas de Ficar e Namorar em textos de vestibulandos e pré-vestibulandos

Representações discursivas. Produção textual. Modelos cognitivos. Ensino e aprendizagem de língua portuguesa.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Esta tese de doutorado objetiva investigar como vestibulandos e pré-vestibulandos constroem as representações discursivas de Ficar e Namorar na produção textual e suas implicações para a ATD e o ensino e a aprendizagem da produção de texto em aulas de língua portuguesa, com base na linguística de texto, perspectivada pela Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2008b) e complementada pela Semântica Cognitiva (FELTES, 2008). Partindo de uma abordagem qualitativa e quantitativa (VIANNA et al., 2008), esta pesquisa tem como corpus de análise 166 textos empíricos produzidos por vestibulandos do PSV/2005 da UFRN, Natal, RN, e por estudantes do Ano do ensino médio da Escola Estadual Juscelino Kubitschek (EEJK), Assu, RN (2008), além de uma entrevista com os estudantes da EEJK, resultante de discussões em grupos focais (2008). A análise dos dados revela a construção de representações discursivas de Ficar e Namorar diferentes, por meio da designação dos referentes, da predicação, da aspectualização, das circunstâncias espaçotemporais e do uso de metáforas, ressaltando a influência do conhecimento enciclopédico e da cultura, além da presença de componentes cognitivos relativos à produção textual. Os dados ainda apontam para a necessidade de uma prática docente que possibilite a interação entre os alunos, a discussão sobre temas da atualidade, além do contato com gêneros textuais diversos e, sobretudo, o trabalho com a produção de texto em sala de aula, de forma a possibilitar aos aprendizes da língua o domínio das estratégias de produção de texto e, por conseguinte, a (re)significação de suas representações discursivas, visando atender aos novos contextos de interação sociocomunicativa.

Interno - 337223 - JOAO GOMES DA SILVA NETO
Presidente - 349707 - LUIS ALVARO SGADARI PASSEGGI