Banca de DEFESA: SUENYRA NOBREGA SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: SUENYRA NOBREGA SOARES

DATA: 10/06/2011

HORA: 14:00

LOCAL: CCHLA

TÍTULO:

CRENÇAS DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CAICÓ – RN SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO NÍVEL FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Crenças; Gramática; Ensino.


PÁGINAS: 83

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes

ÁREA: Lingüística

SUBÁREA: Lingüística Aplicada

RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo analisar as crenças de professores das séries iniciais do nível fundamental da cidade de Caicó-RN sobre o ensino de gramática. A partir da aplicação de um questionário, analisam-se as crenças manifestadas no discurso de 20 docentes da rede municipal de ensino do referido município. As questões formuladas visaram investigar as crenças dos informantes sobre o que é ensinar gramática e que dificuldades encontram para realizar o ensino dos conteúdos gramaticais, considerando aspectos teóricos e práticos, entre eles: a construção da concepção sobre ensino de gramática, a participação em projetos de formação continuada na especificidade de ensino de língua, a influência dessa formação sobre o seu fazer pedagógico, e a realização do planejamento de ensino de conteúdos gramaticais. Para fundamentar a reflexão, buscou-se apoio em autores como Abrahão; Barcelos (2006); Antunes (2009; 2008); Neves (2004a; 2004b; 2007; 2010) Silva (2004; 2007), Travaglia (2001; 2004); entre outros, a partir dos quais são abordados os conceitos de língua, linguagem e gramática, relacionando-os ao desenvolvimento da competência linguística/comunicativa no ensino de língua portuguesa. Os dados analisados revelam que a influência das crenças sobre o ensino de gramática no fazer pedagógico do professor se relaciona com sua formação acadêmica, desde a escolha do referencial teórico adotado pelos professores das disciplinas relacionadas ao tema até a metodologia utilizada para trabalhar os conteúdos, considerando as experiências pessoais concretizadas ao longo de sua vida. Além disso, percebeu-se que existe uma forte convergência entre crenças, conhecimentos e experiências práticas. O trabalho conclui-se com uma reflexão sobre as implicações que uma postura reflexiva pode ter no atual panorama de ensino de língua, em geral, e de gramática, em particular.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149458 - CAMILO ROSA DA SILVA
Interno - 337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 26/05/2011 14:28
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