Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIO CESAR OLIVEIRA DA ROSA

DISCENTE: FLAVIO CESAR OLIVEIRA DA ROSA

DATA: 04/10/2010

LOCAL: CCHLA

Estratégias de inserção do discurso do outro em uma atividade narrativa de retextualização de uma obra literária

Gênero discursivo. Obra literária. Responsabilidade enunciativa. Retextualização.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes

ÁREA: Lingüística

SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Este trabalho investiga os recursos de que o enunciador se utiliza para introduzir as diferentes vozes com que estrutura o seu discurso em uma atividade de retextualização de uma obra literária. Nele, são destacadas as passagens que apresentam os diferentes recursos utilizados, como o discurso reportado (discurso direto, indireto e modalizações), além de outros recursos que configuram a heterogeneidade discursiva, como a conotação autonímica, reconhecível através de diversas marcas como as aspas, o itálico etc. O material de análise, ou seja, o corpus dessa pesquisa, é composto por 65 redações elaboradas em sala de aula, a partir da leitura prévia de uma obra literária – Ciumento de carteirinha, de Moacyr Scliar – elaboradas por alunos do 8º ano do ensino médio, constituindo-se, assim, como uma atividade de retextualização. Os dados revelaram que o recurso mais recorrente de que se utilizaram os retextualizadores foi o discurso indireto, havendo, porém, o uso de outros recursos como o discurso indireto livre e as modalizações, embora em número irrelevante. É necessário destacar que a conotação autonímica se revelou através do uso de aspas, recurso também bastante utilizado, além do uso de parênteses, presentes em grande parte dos textos. Portanto, este uso parece justificar-se devido à necessidade de esclarecer fragmentos que poderiam suscitar dúvidas no co-enunciador, visto que a retextualização deveria estar dentro de um número de trinta linhas, o que certamente limitaria as possibilidades de expansão do texto.

Interno - 337223 - JOAO GOMES DA SILVA NETO
Presidente - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES