ATA DA REUNIÃO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE TESE PARA PRÊMIO CAPES EDIÇÃO 2021

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM

ATA DA REUNIÃO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE TESE PARA PRÊMIO CAPES EDIÇÃO 2021

Aos três dias do mês de maio de dois mil e vinte e um, reuniu-se, remotamente, a Comissão de Avaliação de pré-seleção de teses do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem para fins de inscrição no PRÊMIO CAPES DE TESE – edição 2021, constituída por Samuel Anderson de Oliveira Lima (presidente), Clemilton Lopes Pinheiro e Jennifer Sarah Coper, para selecionar e indicar uma tese para concorrer ao Prêmio. Foram inscritas três (03) teses. A comissão verificou a adequação das teses inscritas aos critérios e ao patamar de qualidade exigido para a premiação, decidiu pela classificação das teses inscritas, e selecionou a tese  LETRAMENTO COMUNITÁRIO: engajando saberes locais aos saberes escolares de Alana Driziê Gonzatti dos Santos, com base no seguinte parecer: as questões sobre letramentos, apesar de já ocuparem vasto espaço nos estudos seja em Educação seja em Linguística Aplicada, para citar apenas duas das principais áreas em que é explorado, ainda carecem de discussão, considerando a riqueza do tema. Nesse contexto, a tese é particularmente relevante não apenas para o desenvolvimento do tema, mas para o desenvolvimento cultural e social. Tem grande potencial de impacto na formação de educadores, professores e gestores, e, consequentemente, na participação ativa e autônoma do(a)s estudantes nas diversas esferas do mundo social através da escritura. Além disso, apresenta consistente sistematização metodológica, boa organização e escrita. Nada mais havendo a tratar, eu, Samuel Anderson de Oliveira Lima, lavrei a presente ata.

Samuel Anderson de Oliveira Lima

Clemilton Lopes Pinheiro