Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍGIA MARIA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LÍGIA MARIA DA SILVA
DATA : 03/12/2019
LOCAL: Sala 314

ABORDAGEM FUNCIONALISTA DA ORAÇÃO ADJETIVA: DESCRIÇÃO E ENSINO

Oração adjetiva. Linguística Funcional. Ensino de Língua Portuguesa.

Nesta pesquisa, desenvolvemos uma interface entre a descrição e o ensino da oração adjetiva, objetivando caracterizá-la em termos morfossintáticos, semânticos e discursivo-pragmáticos e contribuir para a melhoria do ensino desse tópico gramatical por meio de uma abordagem funcionalista. Para tanto, tem por base a Linguística Funcional norte-americana, inspirada em Givón, Bybee, Traugott, entre outros. Considera também as orientações de documentos norteadores do ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica: os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998, 2000), as Orientações Curriculares Nacionais (BRASIL, 2006) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). A descrição da oração adjetiva com base em pesquisas funcionalistas, como as de Oliveira (2001), Bispo (2009, 2014a, b, 2018) e Souza (2009), contempla aspectos de diferentes naturezas, relacionados ao nível de encaixamento morfossintático, à classificação semântica, às estratégias de relativização, dentre outros. Quanto ao ensino, os documentos orientam que a prática de análise linguística possa expandir as possibilidades de uso da linguagem, ampliando a capacidade crítica do aluno. A partir disso, elaborou-se uma proposta didática que foi aplicada em turmas dos níveis fundamental e médio de uma escola pública da rede estadual em Natal/RN. Trata-se de uma pesquisa de cunho eminentemente qualitativo, tendo em vista a interpretação e análise do material obtido durante a aplicação da proposta. Os resultados preliminares revelam que, após as aulas fundamentadas na abordagem funcional, os alunos conseguiram correlacionar usos linguísticos a motivações cognitivas e comunicativas quanto aos diferentes modos de organização das orações adjetivas e, em particular, quanto ao emprego das diferentes estratégias de relativização.

Presidente - 1551756 - EDVALDO BALDUINO BISPO
Interno - 1673239 - JOSE ROMERITO SILVA