Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LILIANE BORGES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA LILIANE BORGES DA SILVA
DATA : 08/10/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala da Chefia de Letras
TÍTULO:

DIALOGISMO E POSIÇÕES AXIOLÓGICAS NA ESCRITA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO PROFLETRAS


PALAVRAS-CHAVES:

Dialogismo. Posições axiológicas. Escrita acadêmica. ProfLetras.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo compreender como as posições axiológicas assumidas por professores-pesquisadores, ao dialogarem com as vozes de teóricos no texto e ao discutirem o seu objeto de pesquisa, constituem a tessitura textual de artigos científicos produzidos no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras). Para tanto, parte da hipótese de que, na escrita de artigos científicos, as posições axiológicas assumidas pelos professores-pesquisadores mostram-se a partir da construção de um senso crítico, da elaboração de questionamentos e quando se problematiza um dizer, na reflexão sobre os problemas do contexto da sala de aula e no diálogo com as vozes citadas no texto. O trabalho tem como objetivos específicos: a) analisar o funcionamento de elementos linguístico-discursivos, configuradores de posições axiológicas, na construção de uma voz própria do professor-pesquisador; b) entender o funcionamento desses elementos linguístico-discursivos nas discussões apresentadas pelo professor-pesquisador acerca de seu objeto de pesquisa; e c) compreender como professores-pesquisadores dialogam com a palavra do outro, observando seus posicionamentos. Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados na pesquisa compreendem, de modo central, os estudos do Círculo de Bakhtin (2002, 2011, 2012, 2017) especialmente sobre as concepções de linguagem, de dialogismo e de posições axiológicas; e de Authier-Revuz (1998, 2004 e 2008) acerca da heterogeneidade enunciativa. O corpus é constituído por seis artigos científicos produzidos por egressos do ProfLetras e publicados em uma revista científica, disponível em formato eletrônico. Filiada à linha de pesquisa Estudos Linguísticos do Texto e tendo natureza qualitativa, esta pesquisa adota o método interpretativo do Paradigma Indiciário proposto por Ginzburg (1989). Os resultados preliminares apontam que: a) para imprimirem suas posições axiológicas, os professores-pesquisadores fazem uso de diferentes estratégias como recorrer aos discursos de autoridade e àqueles diariamente veiculados em seu contexto, buscando corroborar as ideias defendidas; b) no diálogo com a palavra do outro, predominam movimentos de concordância com o dizer dos teóricos citados nos textos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Interna - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Externo à Instituição - JOSE CEZINALDO ROCHA BESSA - UERN
Notícia cadastrada em: 27/09/2019 13:40
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