Banca de QUALIFICAÇÃO: MANUELLY VITÓRIA DE SOUZA FREIRE XAVIER

DISCENTE : MANUELLY VITÓRIA DE SOUZA FREIRE XAVIER
DATA : 26/09/2018
LOCAL: Setor II - Bloco H - Sala 2

O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE NA ESCRITA DE ALUNOS DE LETRAS DA UFRN

Identidade profissional; Reflexão sobre a docência; Professor de Língua Portuguesa.

Este estudo tem seu aporte teórico no âmbito da Linguística Aplicada. Trata das representações de alunos de Letras sobre ser professor de Língua Portuguesa atrelado à construção da identidade profissional no contexto da formação inicial. Tem como participantes os alunos iniciantes, intermediários e concluintes do curso de Letras com habilitação em língua portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do campus da cidade de Natal. Toma como referencial teórico os conceitos de língua, sujeito e linguagem de Bakhtin e seu Círculo (1992, 1998, 2011); de identidades, adotados a partir da perspectiva sócio-histórico-cultural, enfatizando o seu caráter múltiplo, instável, conforme propostos por Hall (2015), além dos estudos sobre identidade profissional proposto por Dubar (2005). O objetivo geral consiste em investigar o processo de constituição identitária dos alunos de Letras Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por compreender que as identidades docentes são (re)construídas especialmente nesse espaço de formação, não somente por meio do diálogo mas sobretudo no embate revelado pelas vozes externadas e carregadas de valores, ideologias, posicionamentos, que permitem uma possível identificação desses sujeitos. O modelo de abordagem é qualitativo-interpretativista para a análise de um corpus empírico construído por meio de um questionário semiestruturado, aplicado nos semestres 2017.2, e 2018.2 com alunos do curso de Letras Língua Portuguesa da UFRN em três momentos distintos do curso. A análise dos dados revelou, inicialmente, que as construções identitárias profissionais, embora possam ter iniciado em vivências anteriores ao processo de formação inicial, são predominantemente constituídas e externadas a partir de experiências travadas nos espaços de socialização que têm interfaces tanto com processos de construção dos saberes da profissão quanto com processos de reflexão sobre a docência. Como resultado, aponta a existência de uma reflexão sobre o ensino, a construção da identidade profissional docente e a inquietação sobre a construção dos saberes docentes, entendendo que essa constitutividade nem sempre é passiva e indissociável.

Presidente - 2211871 - RENATA ARCHANJO
Interno - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Externo ao Programa - 1324875 - VANDINER RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 25/09/2018 14:59