Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIA FERREIRA LOPES DA COSTA

DISCENTE : FLAVIA FERREIRA LOPES DA COSTA
DATA : 25/09/2017
LOCAL: Auditório C - CCHLA

O SAMBA-EXALTAÇÃO COMO AFIRMAÇÃO E (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO

Enunciado. Identidade. Escolas de samba. Samba-exaltação. Signo Ideológico.

Este estudo objetiva investigar construções identitárias das escolas de samba do Rio de Janeiro a partir das representações expressas em seus sambas-exaltação. Para tanto, partimos do pressuposto de que essas canções, assim como os hinos nacionais, são propagadores ideológicos de modos de pensar e constitutivos de identidades da agremiação e da própria comunidade. A pesquisa insere-se dentro da perspectiva da Linguística Aplicada por ser um campo teórico que entende a linguagem como prática social, ancorada na concepção de linguagem do Círculo de Bakhtin, associada às concepções de sujeito propostas pelos estudos culturais. No percurso investigativo, verificamos que as identidades das escolas de samba são muitas vezes construídas na relação de alteridade com a comunidade, pois em alguns momentos não sabemos se fala da escola ou da comunidade onde a agremiação está localizada. Além dessa estratégia discursiva, em seus enunciados, as escolas de samba afirmam suas identidades por meio da valorização do seu passado e dos principais símbolos, que são as cores de sua bandeira.  As letras dos sambas são carregadas de palavras de amor, paixão e devoção que a comunidade deve desenvolver pela escola.  A investigação também indicou que esses sambas dialogam com outros enunciados concretos, como hinos nacionais e religiosos. No que diz respeito às construções identitárias construídas nesses sambas, as análises enunciativas revelaram que, por meio de seus sambas-exaltação, as escolas de samba adquirem uma multiplicidade de identidades culturais, seja uma identidade religiosa, identidade feminina, de lugar de beleza que a natureza criou, lugar de pessoas felizes ou lugar de samba.

Presidente - 1168633 - MARILIA VARELLA BEZERRA DE FARIA
Interno - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES