O USO DE FANFICTION NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL: UMA PESQUISAÇÃO EM PEDAGOGIA DE GÊNEROS
Palavras-chave: pedagogia de gêneros, fanfiction, Reading to Learn, Linguística Sistêmico-Funcional.
Considerando que a grande maioria dos alunos em aulas de inglês como língua adicional (ILA) no Ensino Médio no contexto da pesquis reportam seus sentimentos em ter de enfrentar a produção escrita na língua inglesa com adjetivos como “desconfortável” e “desesperado” e que a maioria cita músicas, jogos, aplicativos, filmes e séries – todos do âmbito de fanfiction - como gêneros que regularmente encontram em língua inglesa, esta dissertação visa a analisar os efeitos de uma intervenção em uma abordagem de pedagogia de gênero no ensino/aprendizagem de ILA, no contexto de turmas de Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Macau através da introdução do gênero fanfiction. Utilizado esse gênero para o desenvolvimento da produção escrita, estabelecemos como objetivos: verificar a densidade lexical pré e pós intervenção; avaliar as produções escritas na intervenção a partir da rubrica do programa Reading to Learn, Learning to Write (2012); e identificar como os alunos avaliam o uso de fanfiction e sua própria produção escrita após a intervenção. A pesquisa se caracteriza como uma pesquisação (TRIPP, 2005), qualiquantitativa e possui como fundamentação teórica a Teoria de Gênero e Registro (MARTIN, ROSE, 2008; ROSE, 2012), que, por sua vez, se baseia nos pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional halidaiana (HALLIDAY, MATHIESSEN, 2014, EGGINS, 2004, HALLIDAY; HASAN, 1996). Dessa forma, esperamos que os resultados possam promover mudanças na prática da professora-pesquisadora e ao mesmo tempo contribuir para a área do ensino/aprendizagem da ILA.