OS MODOS DE REPRESENTAÇÃO DE LEITURA DO DISCURSO OUTRO NA ESCRITA ACADÊMICA
universidade; escrita acadêmica; representação do discurso outro; heterogeneidade enunciativa.
Esta pesquisa aborda a temática da escrita acadêmica e busca analisar a representação dada às leituras teóricas dos conceitos de Mikhail Bakhtin utilizados por pesquisadores em formação. Propomos as seguintes perguntas: a) quais são os conceitos teóricos mais recorrentes nas dissertações analisadas?; b) de qual maneira se encontram, linguisticamente, representados os conceitos teóricos na escrita de pesquisadores em formação?; c) como são construídas as representações discursivas de leituras em relação ao dizer da teoria na prática de escrita em determinadas comunidades leitoras? e d) como se dá a recepção dessas teorias nas comunidades analisadas? Temos, como objetivo geral, analisar a relação entre as maneiras partilhadas de ler e as posições enunciativas assumidas por pesquisadores em formação frente ao dizer de uma teoria; e como objetivos específicos a) levantar o modo como o dizer do outro encontra-se linguisticamente representado na escrita dos pesquisadores em formação; b) examinar, pelo modo de dizer, o posicionamento de leitor assumido pelo pesquisador frente aos teóricos mobilizados e c) descrever o modo como as comunidades leitoras, no contexto da universidade, fazem uso de conceitos teóricos mobilizados na escrita das dissertações. Nosso corpus é composto por dez dissertações de Programa de Pós-Graduação em Letras de uma universidade pública e uma universidade privada, esses trabalhos foram produzidos entre os anos 2000 a 2015. Tomamos, como fundamentação teórica, as reflexões de Santos (1997; 2008) e Chauí (2001; 2014), que pontuam sobre os diversos desafios e crises vivenciadas pela universidade contemporânea, os estudos sobre a heterogeneidade enunciativa, a representação do discurso outro propostos por Authier-Revuz (1998; 2004) e o conceito de representação cultural apresentado por Chartier (1998; 2010; 2002; 2003). As análises preliminares apontam que, na escrita da fundamentação teórica das pesquisas analisadas, a forma de representação em referência ao discurso outro se constitui pela predominância de citações em discurso relatado, em que o dizer do outro está discursivamente representado pela voz de comentadores do teórico fonte.