RÁDIO ESCOLAR: PRÁTICAS E ATITUDES EDUCOMUNICATIVAS NA FORMAÇÃO DO SUJEITO
Educomunicação; Rádio escolar; Atitudes educomunicativas; Comunicação; Cidadania.
O aparecimento da Educomunicação pode ser relacionado à luta pela democratização da educação e dos meios de comunicação massivos no Brasil nas últimas décadas do século XX. Nesse sentido, faz-nos refletir sobre a comunicação educativa enquanto diálogo, especialmente por diferenciar-se da transmissão de informação dos meios de comunicação de massa ao privilegiar os interlocutores, e principalmente, pelo processo de interação caracterizado por Bakhtin/Volochinov (2004; 2011) no campo dialógico e defendido por Freire (1985; 1988; 2004; 2005) no contexto educacional. Por esse direcionamento, esta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas educomunicativas durante a implantação da rádio escolar numa ONG - ADIC-RN – Associação para o Desenvolvimento de Iniciativas e Cidadania do Rio Grande do Norte - e como os atores sociais envolvidos tornam-se sujeito ativo da própria comunicação em suas práticas cotidianas escolares e na sociedade. Na Metodologia, adotamos uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, através de questionários, entrevistas e observação participante. Apoiamos nossa pesquisa nos construtos adotados pela inter-relação entre comunicação e educação autores como: Kaplún (1992; 1996;) Martin-Barbero (2003; 2014). Além dos processos de educomunicação, Soares (1999; 2000; 2011), Schaun (2002a; 2002b), Citelli (2000; 2001; 2011), Cossani (2012), e outros fomentados pela ampliação da comunicação no ecossistema do espaço educativo ao estimular habilidades a partir do rádio, considerando a importância desse meio para a formação da cidadania os resultados nos apontaram que os estudos da Educação e da Comunicação produzida nos setores da educação informal, vêm contribuindo para a aprendizagem na formação do sujeito reflexivo por meio das atitudes do Educomunicador.