Banca de DEFESA: HERYZÂNYA ALVES RAMALHO

DISCENTE : HERYZÂNYA ALVES RAMALHO
DATA : 09/12/2016
LOCAL: setor 2, bloco A, sala 3

ASPECTOS DA TRANSITIVIDADE EM TEXTOS ARGUMENTATIVOS DE ALUNOS DE INGLÊS: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL

Transitividade; Escolhas; Discussions; Linguística SistêmicoFuncional.

Este estudo qualiquantitativo se propõe a analisar escolhas léxico-gramaticais realizadas em textos escritos do gênero Discussion produzidos por nove alunos de um instituto de idiomas pertencente a uma universidade federal no nordeste do Brasil. Os textos foram coletados de uma turma de inglês nível IV e de uma turma de conversação em dois momentos no decorrer de 2015.2 e submetidos à análise qualitativa por meio do sistema de transitividade proposto pela linguística sistêmico-funcional (HALLIDAY, 1994; EGGINS, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Na análise quantitativa, utilizou-se a ferramenta Wordsmith Tools 5.0 (SCOTT, 2010) para identificar e quantificar os processos e participantes. Finalmente, os resultados mostram que os processos mais usados na turma de nível IV foram is/are, like e have enquanto os processos mais recorrentes na turma de conversação foram is/are, think, do e have. Na primeira turma, o processo like sugere que os alunos concebem os assuntos tratados como questões de gosto enquanto que, na segunda turma, o processo think revela a interpretação dos temas como questões de crenças pessoais. Quanto aos participantes, as maiores recorrências da turma de nível IV foram people, weekend, I e we, enquanto we, waste, problem, garbage, you e women foram mais recorrentesna turma de conversação. O uso recorrente de I na primeira turma mostra a estratégia dos alunos de se revelarem como autores a fim de expressarem sua opinião. Por outro lado, na segunda turma, o uso de you consiste numa estratégia para chamar a atenção do leitor diretamente. Ainda, constatou-se que cinco dos textos analisados não pertenciam ao gênero Discussion. Isso mostra a importância da análise transitiva para o professor dado que a identificação dos participantes e dos processos problemáticos são feedback útil para os alunos, seja na reescrita ou na produção de novos textos.

Palavras-chave: Transitividade; Escolhas Léxico-Gramaticais; Discussions; Linguística Sistêmico-Funcional.

Presidente - 3654056 - JENNIFER SARAH COOPER
Interno - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER