Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA LORENA DOS SANTOS SILVA

DISCENTE: MARIANA LORENA DOS SANTOS SILVA
DATA: 31/08/2015
LOCAL: sala 303 do DLET

Variação dos pronomes possessivos de terceira pessoa do singular SEU/DELE em Natal-RN: análise sociolinguística

sociolinguística variacionista, pronomes possessivos, 3ª pessoa do singular

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Sociolingüística e Dialetologia

Sob a perspectiva sociolinguística variacionista (LABOV, 2001, 2008, 2010; TAGALIAMONTE, 2006, 2012), analisamos a variação entre os pronomes possessivos seu/sua/seus/suas e dele/dela, alternando-se na indicação da posse pronominal de terceira pessoa do singular. Os dados provêm de 40 textos orais e 40 textos escritos correspondentes, produzidos por oito informantes, sendo quatro com Ensino Médio completo e quatro com Ensino Superior completo, coletados no Corpus Discurso & Gramática: a língua falada e escrita na cidade de Natal (FURTADO DA CUNHA, 1998). Nosso objetivo consiste em analisar a distribuição dos pronomes possessivos de terceira pessoa do singular i) estilisticamante, quanto à modalidade da língua e ao gênero textual, e ii) socialmente, quanto ao sexo/gênero e idade/escolaridade dos informantes. Temos por hipótese que seu/sua/seus/suas, por seu caráter mais formal, predomina na escrita e em gêneros textuais de esfera não narrativa, bem como é mais recorrente entre as mulheres e os indivíduos de maior idade/escolaridade; em contraparte, dele/dela, por seu caráter mais informal, destaca-se na fala e em gêneros de esfera narrativa, e é mais frequente entre os homens e os indivíduos de menor idade/escolaridade. Os resultados quantitativos obtidos através do Programa Estatístico Goldvarb X atestam essas hipóteses.

Presidente - 1451510 - MARIA ALICE TAVARES
Interno - 1717429 - MARCO ANTONIO MARTINS
Externo à Instituição - MARLUCE COAN - UFC
Notícia cadastrada em: 17/08/2015 12:58