Banca de QUALIFICAÇÃO: JOILZA XAVIER CORTEZ

DISCENTE: JOILZA XAVIER CORTEZ
DATA: 15/06/2015
LOCAL: sala 116 CCHLA

A argumentação na prova de redação do ENEM

Argumentação; Avaliação; Língua Portuguesa; Enem

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é, atualmente, um dos principais instrumentos de avaliação em larga escala da educação brasileira. É também bastante utilizado pelas universidades para selecionar os estudantes às vagas de cursos superiores. A prova de redação do ENEM tem como objetivo avaliar a capacidade do estudante de produzir um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo sobre um tema de natureza social, científica, cultural ou política. Este trabalho se situa nesse contexto: queremos discutir a avaliação da argumentação na prova de redação do ENEM. Partimos do pressupondo de que a avaliação da capacidade de desenvolver um texto bem argumentado passa por uma série de habilidades específicas que recobrem diferentes aspectos do que se entende por processo de argumentação. Considerando, portanto, que a argumentação é objeto de diferentes abordagens teóricas e pode recobrir diferentes conceitos, nosso objetivo é verificar quais são as abordagens e os conceitos subjacentes e como são mobilizados nas competências e habilidades da matriz de correção da prova de redação do ENEM. Quanto a sua natureza, trata-se um trabalho teórico, ou seja, pretendemos oferecer apenas uma discussão acerca do tema, sem necessariamente oferecer aplicação prática. Quanto aos objetivos, o trabalho tem caráter exploratório já que pretendemos oferecer um tratamento do problema, com vistas a torná-lo mais explícito e assim construir algumas hipóteses. Nesse sentido, realizamos um levantamento de algumas abordagens teóricas sobre a argumentação e constamos três concepções: argumentação retórica, argumentação textual, argumentação linguística. Em seguida, analisamos no Guia do Participante (A redação do ENEM-2013) como cada uma dessas concepções é mobilizada na avaliação da redação a partir da forma como são consideradas na descrição das competências e habilidades a serem corrigidas. Essa análise nos mostrou que não se assume nessas competências e habilidades um viés teórico balizador bem situado, o que pode contribuir para uma certa fragilidade do processo de avaliação da redação.

Presidente - 1165367 - CLEMILTON LOPES PINHEIRO
Interno - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO