Banca de DEFESA: ADY CANARIO DE SOUZA ESTEVAO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADY CANARIO DE SOUZA ESTEVAO
DATA: 29/05/2015
LOCAL: Auditório "C" do CCHLA

CONEXÕES DE SABERES NA UNIVERSIDADE: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS INCLUSIVAS DE ESTUDANTES

Linguística Aplicada. Estudantes Populares. Universidade. Políticas Públicas. Práticas Sociais.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Este trabalho tem por objetivo investigar as práticas discursivas inclusivas dos estudantes habitantes do Programa Conexões de Saberes em uma universidade pública. A pesquisa situa-se no âmbito da Linguística Aplicada, área do conhecimento que toma como foco a linguagem sob o olhar interdisciplinar e constitui-se por um corpus composto pelo perfil, memoriais e entrevista coletiva. Essa investigação, no campo das humanidades, tomou a perspectiva teórica da análise do discurso francesa, a partir dos postulados de Michel Pêcheux sobre discurso, interdiscurso, memória discursiva e produção de sentido, entrecruzando com os estudos educacionais e sociais sobre as políticas públicas de ações afirmativas. Compreendendo a linguagem como uma prática discursiva, a análise do discurso revelou efeitos de sentido na construção de saberes e fazeres dos estudantes oriundos de espaços populares impactados pelo programa. Conclui-se que o discurso dos estudantes produz uma discursividade inscrita em enunciados sobre as vivências, trajetórias e experiências quanto ao acesso e permanência na universidade.

Externo ao Programa - 1149574 - JEFFERSON FERNANDES ALVES
Externo à Instituição - LUCIANA DANTAS MAFRA - UFERSA
Presidente - 047.613.914-72 - MARIA BERNADETE FERNANDES DE OLIVEIRA - UFRN
Externo à Instituição - MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA - UERN