Banca de QUALIFICAÇÃO: SERGIO AUGUSTO DE LIMA E SILVA

DISCENTE: SERGIO AUGUSTO DE LIMA E SILVA
DATA: 19/12/2014
LOCAL: CCHLA

O discurso argumentativo em sentenças judiciais

Argumentação. Análise textual dos discursos. Discurso. Sentença Judicial.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Estudos Linguísticos do Texto do programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e consiste na investigação sobre O Discurso Argumentativo em Sentenças Judiciais, com base na teoria da Análise Textual dos Discursos, do linguista francês Jean-Michel Adam (2011). Neste trabalho, dentre os vários teóricos que nos fundamentamos, destacamos os estudos sobre a Linguística Textual, com ênfase na Análise Textual dos Discursos (cf. Adam, 2011 e Soares, Silva Neto e Passeggi, 2010), e dos estudos do texto (Maingueneau, 2001, Marcuschi, 2008), e os estudos sobre argumentação (cf. Koch, 2009, Breton, 1996, Reboul, 2004 e Perelman e Tyteca, 2005). A análise, metodologicamente, seguiu o paradigma de abordagem qualitativa, de natureza documental, a fim de interpretar o conjunto dos dados empíricos presentes nos textos que em si propõem analisar. Nesta pesquisa, investigamos as marcas linguísticas da argumentação, assim como a configuração argumentativa desses textos, com base na noção de sequência argumentativa, em um corpus formado por um exemplar do gênero sentença judicial proferido por juiz ou desembargador e coletado diretamente da página inicial, no campo consulta de julgados de 1º grau, do sítio do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. As conclusões são formadas com base em resultados que demonstram a utilização de diversas marcas linguísticas da argumentação, como recursos para textualização e construção da configuração argumentativa do gênero sentença judicial. Portanto, foi possível perceber a relevância em desenvolver pesquisas que abordem  o estudo da perspectiva da linguística teórica e descritiva.

Presidente - 337223 - JOAO GOMES DA SILVA NETO
Interno - 2194174 - ANA GRACA CANAN