DEMONSTRATIVO DA OFERTA DE DISCIPLINAS PARA 2014.2

 

UFRN/CCHLA/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM

PRÉVIA DO DEMONSTRATIVO DA OFERTA DE DISCIPLINAS PARA 2014.2

           

LINGUÍSTICA TEÓRICA E DESCRITIVA

 

SEG

TER

QUA

Componente(s)

 

1) Linguagem e cognição

2) Linguísticas discursivas e enunciativas e estudo do texto

3) Linguística histórica

Tópicos em Metodologia da Pesquisa em LTD

Docente(s)

 

1) Paulo Henrique Duque (5 cr)

2) Graças Rodrigues (1 cr), João Neto (2 cr), Luís Passeggi (2 cr)

3) Marco Martins (1 cr), Maria Alice (1 cr), Shirley (3 cr)

Turma 1: Angélica Furtado (2 cr), José Romerito (1 cr)

Turma 2: Sulemi Fabiano (1 cr), Clemílton Pinheiro (2 cr)

 

           

LINGUÍSTICA APLICADA

 

SEG

TER

QUA

Componente(s)

 

1) Discurso, cultura e sociedade

2) Gêneros textuais/discursivos e ensino

3) Aspectos culturais no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras

Tópicos em Metodologia da Pesquisa em LA

Docente(s)

 

1) Maria Bernadete (1 cr), Penha Casado (2 cr) e Marília Varella (2 cr)

2) Socorro Oliveira (2 cr), Glícia Tinoco (1 cr), Penha Casado ( 1 cr)

3) Ana Graça Canan (3 cr) e Selma Alas (2 cr)

Turma 1: Ana Maria Paz (2 cr), Socorro Oliveira (1 cr)

Turma 2: Orlando Vian Jr. (3 cr). Início das aulas: 10/09/2014.

 

LITERATURA COMPARADA

 

SEG

TER

QUA

Componente(s)

 

1) Literatura e representações sociais

2) A imagem e o poético

Tópicos em Metodologia da Pesquisa em LC

Docente(s)

 

1) Regina Simon (3 cr), Katia Aily (2 cr)

2)  SEM PROFESSOR

Turma 1: Katia Aily (3 cr)

           

 

 

 

UFRN/CCHLA/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM

DEMONSTRATIVO DA OFERTA DE DISCIPLINAS PARA 2014.2

Tópicos em Linguística Teórica e Descritiva

Dia

Professor(es), crédito(s)

Turma(s)

Ementa

Observação(ões)

QUINTA

 

 

Turma 1: Alessandra Castilho (3 cr)

 

 

 

O Modelo de Tradição Discursiva. Os três níveis do linguístico. A linguística de Eugenio Coseriu. Atividade do falar, língua particular, tradição discursiva e discurso. Regras da língua e regras do discurso. Processos de formação de tradições discursivas: diferenciação, mistura e convergência. TD entre repetição e evocação. O conceito de semelhança familiar de Wittgenstein. Gêneros textuais como famílias de textos. Oralidade, escrituralidade e o contínuo de proximidade e distância comunicativa. TD e variação linguística.

Aceita alunos especiais.

 

 

 

 

 

Turma 2: Paulo Duque (3 cr)

 

 

 

Estudos Avançados sobre Teoria Neural da Linguagem. Leitura e análise de textos sobre Teoria Neural da Linguagem.

 

Pré-requisito: compreensão de inglês escrito.

Aceita alunos especiais.

 

Turma 3: Alice Tavares (3 cr)

 

 

Variação morfossintática e discursivo-pragmática. Sinergias entre variação gramatical e gramaticalização. Condicionamentos de natureza social, linguístico-estrutural e discursivo-funcional.

Aceita alunos especiais.

 

Turma 4: Angélica Furtado (1 cr), José Romerito (2 cr)

Construcionalização e Mudança Construcional. Estudo da mudança linguística sob a perspectiva da Gramática de Construções, focalizando especialmente os processos de construcionalização e mudança construcional. Construcionalização gramatical e construcionalização lexical.

 

Aceita alunos especiais.

 

SEXTA

Turma 5: Sulemi Fabiano (3 cr)

Especificidades da leitura e da escrita na formação universitária. Análise do discurso e a constituição de concepções sobre o ensino da leitura e da escrita. Produções teóricas sobre a escrita.  Características da produção e circulação de textos na contemporaneidade: informação e conhecimento.

Aceita alunos especiais.

 

 

Turma 6: João Gomes S. Neto (3 cr)

Categorias para análise de textos, tipos de ligação das unidades textuais de base.

Aceita alunos especiais.

Turma 7: Marcelo Amorim (3cr)

A articulação de cláusulas. Coordenação, subordinação, hipotaxe e parataxe. A gramaticalização entre cláusulas. Subordinação e correlação em perspectiva funcionalista. Justaposição como processo sintático independente.

Aceita alunos especiais.

 


Tópicos em Linguística Aplicada

Dia

Professor(es), crédito(s)

Turma(s)

Ementa

Observação(ões)

QUINTA

Turma 1: Adriano Gomes (3 cr)

NÃO INFORMADA PELO DOCENTE

 

 

 

Turma 2: Orlando Vian Jr (3 cr)

 

 

Aspectos teórico-metodológicos na análise de dados pela perspectiva sistêmico-funcional. A partir de uma a perspectiva teórico-prática, o objetivo principal deste curso é instrumentalizar os participantes para que desenvolvam análises com base no prisma sistêmico-funcional de linguagem.

Exclusiva para orientandos.

Início das aulas: 11/09/2014.

 

 

 

 

 

 

 

Tópicos em Literatura Comparada

Dia

Professor(es), crédito(s)

Turma(s)

Ementa

Observação(ões)

QUINTA

Turma 1: Eduardo Pellejero (3 cr)

Estudo de temas, conceitos e problemas referentes às poéticas contemporâneas que exploram as relações da ficção com a realidade.

Aceita alunos especiais.

 

 

Turma 2:  Márcio Venício (3 cr)

 

Estudos sobre a metodologia da comparação diferencial e discussões sobre a aplicação dessa metodologia nas pesquisas em desenvolvimento pelos orientandos.

Exclusiva para orientandos

Turma 3: Edna Maria Rangel

Estudos na correspondência de Câmara Cascudo.

Aceita alunos especiais.

 

 

 

 

SEXTA

Turma 4: Rosanne Araújo (3 cr)

O romance de formação (Bildungsroman): Estudo das características do romance de aprendizagem, focando no aspecto da integração social dos protagonistas. Os romances serão estudados em uma perspectiva comparativista, discutindo tanto a literatura europeia como a literatura brasileira. Daniel Defoe, Jane Austen, Goethe, Balzac, Flaubert, James Joyce, Guimarães Rosa e Raul Pompeia são alguns dos autores escolhidos.

Aceita alunos especiais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícia cadastrada em: 18/07/2014 16:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao