Banca de DEFESA: ADRIANO CESAR LIMA DE CARVALHO

DATA: 16/12/2013
LOCAL: Auditório A - CCHLA

O DISCURSO DO GROTESCO NA MÍDIA DIGITAL

Discurso; grotesco; humor; cyberespaço; blog.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Apresentamos, nesta dissertação, um estudo sobre o discurso do grotesco na mídia digital, especificamente em dois blogs. Apoiamo-nos sobre a base teórico-conceitual e metodológica da Análise do Discurso de Escola Francesa na leitura e interpretação de um conjunto de postagens dos blogs "Eu Sou Ryca" e "Cleycianne", partindo das proposições sobre o grotesco segundo Mikhail Bakhtin (1999a), Muniz Sodré e Raquel Paiva (2002), Wolfgang Kayser (2003) e Mary Russo (2000). O grotesco surge, inicialmente, como uma característica expressiva das pinturas ornamentais encontradas nas grutas romanas, no final do século XV, e hoje pode ser visto permeando desde esculturas, quadros, obras literárias, programas de auditório para a televisão, a vídeos hospedados no ciberespaço, no coletivo domínio dos weblogs. As expressões discursivas do grotesco analisadas nos blogs em questão resultam, predominantemente, em efeito humorístico, obtido, sobretudo, por meio de ironias e parodização, em que se apela para a ridicularização e para o rebaixamento, através de uma forte tensão entre o "belo" e o "feio", o socialmente aceitável e a aberração, o gosto pelo estranho e pelo esteticamente chocante. Este trabalho busca analisar como o discurso do grotesco constitui o processo humorístico, a partir da sua inserção no ciberespaço.

Presidente - 1476540 - CELLINA RODRIGUES MUNIZ
Interno - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES