Banca de QUALIFICAÇÃO: TACICLEIDE DANTAS VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TACICLEIDE DANTAS VIEIRA
DATA: 11/10/2013
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE REUNIÕES DO DELET
TÍTULO:

CONSUMO C(L)IENTE : análise da abordagem do gênero anúncio publicitário em livros didáticos de língua portuguesa adotados na rede pública do Ensino Médio na cidade de Natal/RN


PALAVRAS-CHAVES:

PALAVRAS-CHAVE: livro didático; gênero discursivo; anúncio publicitário.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

O livro didático de Língua Portuguesa, em audiência ao que se preconiza nos documentos oficiais para a educação, tem se configurado por gêneros discursivos assimilados de enunciações que acontecem nas diversas esferas da atividade humana. O anúncio publicitário, gênero de ampla circulação social, espraiou-se da esfera publicitária para a escolar e passou a ser abordado por coletâneas de livros didáticos como objeto e instrumento de ensino. Diante disso, esta pesquisa versa sobre a abordagem do anúncio no livro didático de português, com o objetivo de analisar como um gênero para anunciar se torna matéria para ensinar e aprender. Interessa-nos essas práticas discursivas pelo impacto ou apelo que elas exercem sobre os (novos) consumidores, dentre os quais os alunos do Ensino Médio, pela sua representatividade no sistema capitalista, aquele que orienta nossas relações e práticas sociais, e pela combinação de linguagens que encerram em sua composição, uma vez que condensa o espírito de nossa época, por excelência, a dos gêneros verbo-visuais. Para compreender o tratamento dado a essas peças publicitárias e o seu papel em relação aos conteúdos que acompanham, bem como o perfil das questões a elas relacionadas e as implicações de sua constituição multissemiótica para os multiletramentos do aluno cidadão (ROJO, 2012), selecionamos duas coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2012) que foram as mais adotadas pelas escolas públicas de Natal/RN para o Ensino Médio. Da Linguística Aplicada, de identidade mestiça, nômade e in/transdisciplinar (MOITA LOPES, 2009), nossa pesquisa se insere na cadeia discursiva da tradição interpretativista de abordagem histórico-cultural (FREITAS, 2010) e nomeia o Círculo de Bakhtin e sua concepção dialógica da linguagem como interlocutores indeclináveis. Os dados totais das coletâneas mostram que a abordagem do gênero se dá com questões e sem questões, havendo a predominância de sua ocorrência na porção dos volumes dedicada ao estudo da gramática. Nos capítulos de literatura e de produção/interpretação de textos, a sua entrada é tímida ou não acontece. Tal disposição tem implicações no letramento dos alunos, uma vez que há uma tendência a se privilegiar os aspectos formais da língua, em detrimento dos enunciativos. A carência de propostas de leitura crítica para esse gênero, que solicitem do aluno o exercício de saberes necessários à construção de sentidos linguísticos e sociais, distancia os deveres da escola dos direitos na vida, o que contraria as diretrizes e os parâmetros do ensino na contemporaneidade. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Interno - 1476540 - CELLINA RODRIGUES MUNIZ
Interno - 6350771 - MARCOS ANTONIO COSTA
Externo à Instituição - ARACELI SOBREIRA BENEVIDES - UERN
Notícia cadastrada em: 27/09/2013 15:38
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