Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL FARIAS DINIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL FARIAS DINIZ
DATA: 04/03/2013
LOCAL: sala azul

Investigação sobre a influência de experiências de vida na adoção de estilos de vida sustentáveis

Estilos de vida sustentáveis, histórias de vida, fatores situacionais, teoria fundamentada

ÁREA: Psicologia

As investigações sobre o compromisso pró-ecológico (CPE) e os estilos de vida sustentáveis (EVSs) têm tradicionalmente enfocado a influência de predisposições psicológicas (como crenças, valores, atitudes). Entretanto, os modelos teóricos resultantes não explicam satisfatoriamente a formação do CPE nem a adoção de um EVS, o que aponta a necessidade de explorar outras possíveis dimensões envolvidas. Nesse sentido, o presente estudo visa a investigar a influência de experiências de vida no processo de formação e promoção de EVSs. Busca especificamente analisar em relatos biográficos as experiências representativas para a sua formação, assim como averiguar os fatores situacionais presentes nessas experiências. Para tanto, está sendo utilizado o método da teoria fundamentada de condução da pesquisa qualitativa, que se concentra na criação de esquemas conceituais de teorias por meio da construção de uma análise de base indutiva a partir dos dados. A investigação se constitui em dois estudos que têm como foco relatos sobre trajetórias de vida de pessoas comprometidas pró-ecologicamente e pessoas que tenham aderido a um estilo de vida sustentável. No primeiro estudo foram analisados os relatos biográficos de Chico Mendes, José Lutzenberger, Marina Silva e Wangari Maathai. Observou-se que as experiências de vida mais significativas entre os relatos estavam relacionadas com o contato com a natureza, formação, ação socioambiental, motivação para o engajamento, trabalho, justiça social, atuação política, rede social, modo de atuação, repercussão da atuação e abnegação pessoal. O segundo estudo tem como foco avaliar as experiências de vida identificadas como fontes de influência para a adoção de estilos de vida sustentáveis por via de entrevistas semi-estruturadas. O primeiro grupo de participantes está sendo composto por estudantes universitários e pós-graduandos socialmente percebidos como comprometidos pró-ecologicamente e por pessoas que estão sendo indicadas por estes participantes. O segundo grupo será composto por pessoas que vivem em ambientes de permacultura, ecovilas e agroecologia. O roteiro da entrevista aborda questões relativas às práticas pessoais de cuidado ambiental, a indicação de fatores e contextos de formação da conduta sustentável e uma questão central que enfoca a história de vida do participante. Espera-se que a partir dos resultados seja possível propor um esquema teórico com implicações tanto para o entendimento do CPE e dos EVSs como para a elaboração de programas de Educação Ambiental.

Interno - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Presidente - 347107 - JOSE DE QUEIROZ PINHEIRO