Banca de QUALIFICAÇÃO: DEBORA SUNALY LEITE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEBORA SUNALY LEITE DA SILVA
DATA : 27/12/2021
LOCAL: Videoconferência

CLASSE HOSPITALAR EM ONCOLOGIA PEDIÁTRICA: ARTICULAÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA DE INCLUSÃO

classes hospitalares; oncologia pediátrica; leucemia linfoide aguda; neuropsicologia.

Conforme a lei a educação é um direito desde a Constituição Federal de 1988, sendo deveres do Estado a sua garantia sem qualquer distinção. No entanto, diversas circunstâncias podem interferir na frequência escolar de crianças/adolescentes, e dentre elas, destacam-se as situações em decorrência do adoecimento e internação. Porém, para essas crianças, o direito educacional permanece e passa a ser ofertado através das denominadas Classes Hospitalares (CH). Nesse cenário, o câncer é umas das patologias que mais acometem a criança e tem prevalência e reflexos bastante significativos, decorrentes principalmente do tratamento, em sua qualidade de vida, sendo a leucemia linfoide aguda (LLA) o tipo de câncer mais comum nessa população. Na última década estudos apontam para a existência de déficits neuropsicológicos significativos em crianças sobreviventes da LLA. Nesse contexto de atenção às demandas educacionais referentes as condições de tratamento deste grupo clínico, a presente pesquisa tem como objetivo geral apreciar a política da classe hospitalar em oncologia pediátrica no estado do Rio Grande do Norte, a partir da apresentação de quatro estudos interdependentes: (1) A política da classe hospitalar na oncologia pediátrica do estado do RN: trajetória e perfil; (2) Desafios e potencialidades da classe hospitalar do RN no contexto da oncologia pediátrica:  Representações e vivências dos professores; (3) Contribuições da neuropsicologia escolar para a prática docente na classe hospitalar de oncologia pediátrica; e (4) Cartilha de orientação à prática docente na classe hospitalar em oncologia pediátrica. A pesquisa caracteriza-se como de cunho qualitativo exploratório, realizada através da análise de documentos e entrevista semiestruturada individual com 9 os professores da classe hospitalar oncológica pediátrica do estado do Rio Grande do Norte – RN. Para a análise dos dados das entrevistas optou-se pela análise temática (AT). No estudo 1, os resultados consistiram na caracterização do perfil das CH a partir dos dados dos documentos estatísticos das instituições envolvidas, bem como da análise dos dados sociodemográficos do questionário. As classes hospitalares oncológicas pediátricas do RN ocorrem nos municípios de Natal e Mossoró, conta com 11 professoras, todas com graduação e pós-graduação, com média de idade de 39 anos, atuando em três hospitais (7 professoras) e em 3 casas de apoio (4 professoras|). No estudo 2, os resultados foram discutidos a partir três temas principais que emergiram da análise temática: atividades desempenhadas, implicações e dificuldades e desafios. De uma forma geral as classes hospitalares/domiciliares, mesmo diante das dificuldades, realizam atividades pedagógicas planejadas e personalizadas de acordo com o nível escolar das crianças, objetivando além da continuidade do processo ensino-aprendizagem, um atendimento mais humanizado e sensível as consequências do processo de tratamento. Os estudos 3 e 4 encontram-se em construção. Sendo assim, percebe-se a necessidade das contribuições da neuropsicologia escolar para equipe educacional das CH em contexto de oncologia pediátrica, tendo em vista que o suporte educacional especializado para este grupo clínico, contribuirá também como forma interventiva para possíveis dificuldades educacionais que acometem essa população.

Externa à Instituição - DANIELLE FERREIRA GARCIA - UFRN
Presidente - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES
Externa à Instituição - ROBERTA CERES ANTUNES MEDEIROS DE OLIVEIRA - UERN
Notícia cadastrada em: 20/12/2021 17:15