Banca de QUALIFICAÇÃO: SANIELY MARIA BEZERRA DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANIELY MARIA BEZERRA DE MELO
DATA : 03/11/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Anfiteatro dos répteis - CB
TÍTULO:

Alterações fisiológicas e oxidativas durante o armazenamento de sementes de Moringa oleifera Lam.


PALAVRAS-CHAVES:

Antioxidantes não enzimáticos; Deterioração de sementes; Enzimas antioxidativas; Peroxidação de lipídios; Peróxido de hidrogênio.


PÁGINAS: 39
RESUMO:

O dano oxidativo apresenta papel central na deterioração das sementes durante o armazenamento. Assim, o presente trabalho objetivou caracterizar a viabilidade e o vigor, assim como o dano e a proteção oxidativa durante o armazenamento de sementes de Moringa oleifera Lam. (moringa). Para tanto, as sementes foram acondicionadas em sacos plásticos semipermeáveis e armazenadas em câmara de crescimento (27 ± 2ºC e UR de 65%) e sob refrigeração (4 ± 2ºC e UR de 25%) por doze meses. As amostras foram coletadas após a colheita e a cada três meses durante o armazenamento, avaliando-se teor de água, porcentagem de germinação, primeira contagem, índice de velocidade de germinação, porcentagem de plântulas anormais, peroxidação lipídica, conteúdos de H2O2, ascorbato reduzido, oxidado e total, além das atividades de superóxido dismutase, ascorbato peroxidase e peroxidase de fenóis. Nas sementes armazenadas em câmara de crescimento, ocorreu aumento do teor de água e da porcentagem de plântulas anormais após doze meses de armazenamento, em paralelo com a diminuição da porcentagem de germinação, da primeira contagem e do índice de velocidade de germinação, comparado ao ambiente refrigerado. Independente do ambiente, as sementes de moringa não apresentaram aumento da peroxidação lipídica, mas houve diminuição do conteúdo de H2O2, coincidindo com o aumento do conteúdo de ascorbato reduzido e das atividades de superóxido dismutase e ascorbato peroxidase. Assim, o ambiente refrigerado é mais adequado para o armazenamento de sementes de moringa em comparação com o ambiente de câmara de crescimento, considerando as alterações no teor de água, na viabilidade e no vigor das sementes. No entanto, estas alterações não podem ser vinculadas à peroxidação lipídica durante o período avaliado. Ao invés disso, a diminuição do conteúdo de H2O2 no decorrer do tempo pode estar relacionada à proteção oxidativa conferida por ascorbato reduzido, superóxido dismutase e ascorbato peroxidase.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1228866 - EDUARDO LUIZ VOIGT
Interno - 1721230 - MAURO VASCONCELOS PACHECO
Interno - 1605704 - SIDNEY CARLOS PRAXEDES
Notícia cadastrada em: 20/10/2016 08:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao