Banca de QUALIFICAÇÃO: NADELI LARYSSA DA SILVA GODOI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NADELI LARYSSA DA SILVA GODOI
DATA : 30/09/2021
HORA: 16:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Percepção dos cirurgiões-dentistas em relação ao trabalho interprofissional nas equipes de Saúde da Família no município de Parnamirim/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Relações Interprofissionais. Odontologia. Estratégia Saúde da Família.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

O trabalho interprofissional representa a busca pela integralidade do cuidado, onde diversas profissões atuam juntas e em interdependência, compartilhando objetivos em comum, reconhecendo a importância uma das outras e formando uma identidade de equipe. Quando ocorre com práticas colaborativas, a interprofissionalidade fortalece a centralidade no usuário e suas necessidades, sendo, portanto, uma das alternativas mais eficazes frente a complexidade da esfera saúde. O cirurgião-dentista tem seu histórico de trabalho mais centrado no modelo biomédico, no entanto, quando inserido na Estratégia Saúde da Família, necessita inserir-se em equipes interprofissionais. Essa não é, ainda, uma realidade prevalente, devido a situações de ser excluído ou se excluir, mas há progressos. Assim, esse estudo objetiva verificar a percepção dos cirurgiões-dentistas em relação ao trabalho interprofissional nas práticas inseridas na Estratégia Saúde da Família no município de Parnamirim/RN. O estudo terá caráter descritivo e transversal baseado em abordagens qualitativa e quantitativa. Os participantes serão os odontólogos que atuam na Estratégia Saúde da Família da cidade e o instrumento de coleta será através de um roteiro de entrevista semiestruturada com questões abertas e fechadas. A partir, da pesquisa, espera-se analisar se os dentistas compreendem e atuam na perspectiva interprofissional, se há a presença da educação interprofissional na formação desses profissionais e quais as dificuldades encontradas por eles para se inserir no trabalho interprofissional. Obtendo, com isso, subsídios para refletir e ressignificar as práticas profissionais que fomentam a interprofissionalidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2580109 - EWERTON WILLIAM GOMES BRITO
Externa à Instituição - JAQUELINE ALCÂNTARA MARCELINO DA SILVA - UFSCAR
Interna - 1245215 - SEVERINA ALICE DA COSTA UCHOA
Notícia cadastrada em: 17/09/2021 16:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao