Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA CAMILA GRANGEIRO RODRIGUES

DISCENTE : PAULA CAMILA GRANGEIRO RODRIGUES
DATA : 12/03/2021

O Princípio da Participação no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI (2016-2020) da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Administração Pública; Princípio da Participação; Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); UFCA.

Os princípios constitucionais da Administração Pública, notadamente o da participação, contribuem para que os atos administrativos dos órgãos e intuições públicas sejam realizados em consonância com os interesses coletivos. Este projeto de dissertação objetiva analisar a observância do Princípio da Participação no âmbito do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2016/2020) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Para tanto,  tem como objetivos específicos: descrever o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional e seus mecanismos participativos; mapear os atores que participaram do processo de elaboração, execução e avaliação do PDI e seus papéis desempenhados; identificar as ações institucionais desenvolvidas que demandaram a participação; verificar as condições de participação no processo de avaliação dos planos institucionais; e recomendar diretrizes para o fomento da participação nas ações institucionais desenvolvidas pela universidade. Trata-se de uma pesquisa aplicada, do tipo exploratório e que adotará uma abordagem quali-quantitativa. Utilizará como estratégia o estudo de caso, tendo como unidade de análise a Universidade Federal do Cariri. Para a coleta de dados propõem-se utilizar as técnicas de pesquisa documental, entrevistas e survey, e analisálos por meio da Análise de Conteúdo e Análise Descritiva Estatística Básica. Tem-se a expectativa que esse estudo, possa contribuir para o aperfeiçoamento dos processos participativos na UFCA, por meio do seu Plano de Desenvolvimento Institucional; e ressalvadas as especificidades institucionais, que possa trazer elementos que fomentem a reflexão dessa temática em outras instituições federais de ensino na busca de uma efetiva participação na gestão universitária.

Externa à Instituição - DORALIZA AUXILIADORA ABRANCHES MONTEIRO
Interna - 1753455 - DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS