Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS HENRIQUE PORFIRIO DA SILVA

DISCENTE : CARLOS HENRIQUE PORFIRIO DA SILVA
DATA : 19/02/2021
LOCAL: Videoconferência.

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E TAXAS DE SUCESSO NA GRADUAÇÃO: ANÁLISE DE EFICIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL

Eficiência, Assistência Estudantil, Análise Envoltória de Dados

A administração pública com vistas a maximização do resultado deve buscar a melhor aplicação dos recursos públicos que estejam a sua disposição. A Taxa de Sucesso na Graduação, medida pela relação entre o número de matrículas e quantidade de alunos que concluíram a graduação, conjugado com o tempo gasto para conclusão do curso, serve como um dos parâmetros possíveis de se mensurar o quão próximo a instituição se encontra da eficiência na aplicação de recursos. Em contrapartida, em razão da Matriz OCC, quanto mais eficiente a IFES se apresentar mais recursos orçamentários o Ministério da Educação destina para na Lei Orçamentária Anual. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a eficiência na aplicação de recursos da assistência estudantil nos cursos de graduação da UFCA. Para isso, pretende-se utilizar a modelagem da Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA), como tratamento de banco de dados pelo software MaxDEA.

Externo à Instituição - DIOGO HENRIQUE HELAL - UFPB
Interno - 2575537 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS