Banca de DEFESA: ANA EMILIA GALVAO E SILVA HOLANDA

DISCENTE : ANA EMILIA GALVAO E SILVA HOLANDA
DATA : 08/04/2019
LOCAL: B4, Setor de aulas V.

GESTÃO INTEGRADA DA COMUNICAÇÃO NA ESCOLA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Comunicação Organizacional Integrada; Comunicação Pública; Análise de Redes Sociais.

Essa dissertação avalia o processo da comunicação organizacional da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – ESUFRN na perspectiva da Teoria da Comunicação Organizacional Integrada e da Análise de Redes Sociais. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de natureza qualitativa e que adotou o estudo de caso como estratégia de pesquisa. Para a análise situacional da comunicação na ESUFRN, considerando as especificidades da comunicação pública, propõem-se como parâmetro de referência um composto da comunicação organizacional integrada em uma Universidade pública. Adaptado do composto desenvolvido por Kunsch (2003), o composto proposto é formado por três dimensões: Comunicação Institucional, Comunicação Interna e Comunicação Relacional. A partir dessas dimensões, desenvolve-se um modelo para análise situacional da comunicação integrada em uma Universidade pública, que comporta conceitos, finalidades, procedimentos e perguntas operacionais. A avaliação realizada levou em consideração a percepção dos servidores desta Escola sobre a comunicação existente e seus anseios em relação à comunicação integrada. A aplicação do modelo contou com uma pesquisa documental, entrevistas e mapeamento dos fluxos de comunicação. Os dados coletados foram analisados por meio da análise descritiva com viés funcionalista, análise estatística descritiva básica e Análise de Redes Sociais (ARS). A partir deste esforço, identificaram-se os fatores que limitam e potencializam uma comunicação organizacional integrada e foram propostas recomendações para a adoção desta modalidade de comunicação na ESUFRN. Após a aplicação dos procedimentos descritos, foi possível constatar que a comunicação organizacional desenvolvida na ESUFRN tem potencialidade para tornar-se uma comunicação integrada, uma vez que se verificam diversas ações tomadas pela gestão da Unidade Acadêmica. Destacam-se nesse processo: a criação do setor de gerenciamento da comunicação institucional; o desenvolvimento de canais de comunicação que permitem transparência das informações e a escuta dos seus públicos; e a criação do Núcleo de Gestão da Informação e comunicação, com potencial para gerenciamento dos processos comunicacionais internos de nível administrativo, acadêmico e interpessoal. Averiguou-se também que, na percepção dos servidores, de forma ampla, a comunicação desenvolvida pela Escola tem atendido às necessidades comunicacionais, podendo haver melhoras significativas através da adoção de canais de comunicação interna que aperfeiçoem os fluxos de informação, assim como de espaços para discussão de assuntos de interesse comum dos servidores técnico-administrativos. A análise da comunicação também constatou que a ampliação da colaboração da equipe de servidores pode elevar, ao patamar do jornalismo científico, a divulgação da produção científica desenvolvida na Escola. Já os canais de diálogo com o público externo necessitam de novos instrumentos de comunicação, direta e mediada, que permitam ampliar o relacionamento entre a Escola de Saúde e a sociedade, propiciando a compreensão da opinião pública e o aumento da visibilidade da organização. Por fim, constata-se a necessidade de sistematizar e incorporar o planejamento das ações comunicacionais desenvolvidas ao planejamento estratégico da Escola de Saúde da UFRN.

Externo ao Programa - 3432360 - JOSE ZILMAR ALVES DA COSTA
Presidente - 2569281 - PAMELA DE MEDEIROS BRANDÃO
Externa à Instituição - TATIANE NUNES VIANA DE ALMEIDA - IFRN
Notícia cadastrada em: 26/03/2019 17:08